Parlamentares defendem metrôs para garantir mobilidade urbana em capitais

Deputado José Nunes (BA) - Foto: Heleno Rezende

 

Em audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), nesta quarta-feira (25), os deputados José Nunes (BA) e Junji Abe (SP) concordaram que a implantação de mais metrôs nas capitais brasileiras pode garantir maior qualidade de vida para a população que depende, diariamente, do transporte público.

No debate sobre o tema, os parlamentares defenderam que a mobilidade urbana ainda desafia todas as cidades e que os gargalos não serão resolvidos com a conclusão dos projetos criados para as cidades-sede da Copa de 2014. Nunes acredita que o Brasil vai ter dificuldades para sediar o evento. “Vejo que não há mais tempo. Infelizmente, tomamos a atitude para resolver o problema, mas gastamos muito tempo nas discussões e elaboração dos projetos”, observou.

Para Junji, a solução está no sistema metroviário. O parlamentar foi enfático ao dizer que o grau de satisfação dos usuários do transporte público no Brasil só aumentará quando itens como conforto, pontualidade, frequência e tarifas condizentes com a realidade forem atendidos pelos governos municipais e estaduais.

“Em uma escala de zero a dez, o grau de satisfação, hoje, não passa de três. Se mudarmos para o sistema metroviário, talvez tenhamos condições de oferecer, no mínimo, qualidade oito para a população”, frisou Junji. Ainda para o deputado, “quando tivermos mais metrôs abastecendo a malha viária intermunicipal e interestadual, o custo Brasil também será reduzido”.

José Nunes acredita que a discussão vai ajudar, inclusive, a resolver o problema em seu Estado. “O metrô em Salvador precisa servir a comunidade. São 16 anos, sem sair do lugar”, finalizou.

Danielle Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *