Deputados criticam ausência de prefeito que teria mandado sacrificar cães no Pará

Deputado Ricardo Izar (SP) - Foto: Heleno Rezende

Deputado Ricardo Izar (SP) – Foto: Heleno Rezende

Parlamentares que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga casos de maus-tratos a animais criticaram, nesta quinta-feira (20), a ausência do prefeito de Santa Cruz do Arari (PA), Marcelo Pamplona, em audiência pública realizada para ouvir esclarecimentos sobre a medida de saneamento adotada pelo município, que teria implicado no sacrifício de cerca de 200 cães. Pamplona alegou não ter sido avisado com a antecedência necessária para atender ao chamado.

O presidente da CPI, deputado Ricardo Izar (SP), disse que nova audiência será agendada para realizar a oitiva com Pamplona. “Esse caso vai servir como base tanto para a questão de indiciamentos de responsáveis, mas para que a Câmara tome conhecimento desses crimes e elabore proposições para que casos como este não se repitam.”

O deputado Goulart (SP) sugeriu visita in loco e disse que vai apresentar requerimento na próxima reunião deliberativa do colegiado. Já o deputado Herculano Passos (SP), vice-líder do PSD, quer ouvir familiares de Lucas Pardauil da Costa, assassinado logo após denunciar o caso. “Há suspeita de que o crime esteja relacionado. Por isso, vou solicitar a convocação de um parente próximo.”

O procurador do Ministério Público do Estado do Pará, Jorge Mendonça, relatou que há duas ações em andamento contra o prefeito. Uma penal, pela morte dos animais e, outra por improbidade administrativa, pelo uso de verba pública para pagar pessoas para a captura e sacrifício dos animais.

O ativista responsável pelo resgate dos animais, Juka Sobreiro, relatou que sugeriu a castração dos bichos ao prefeito e que foi ignorado. Segundo ele, os animais foram encontrados em condições lamentáveis.

Carola Ribeiro

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *