Deputados aprovam urgência para votar projeto de combate às drogas

Deputado Fábio Faria (RN) - Foto: Heleno Rezende

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, deputado Fábio Faria (RN), comemorou a aprovação do Plenário da Câmara ao pedido de urgência de votação da Lei do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD). O texto é resultado de um trabalho feito pela Comissão Especial, que durante três anos, realizou audiências públicas em vários estados e ouviu especialistas para formular uma política nacional para tentar diminuir o sofrimento dos usuários e familiares.

Fábio Faria, 2º vice-presidente da Câmara, que integrou a Comissão, destacou que o texto procura dividir o dever entre todos os entes federados. A União é a responsável pela política nacional e colaboração financeira, os estados pelo acolhimento e os municípios pela prevenção.

“O projeto também trata da repressão ao aumentar a pena para traficantes de drogas com maior poder de dependência e de reinserção social”. De acordo com o texto,  serão reservadas vagas em cursos profissionalizantes e em contrato de obras públicas para os dependentes inseridos nos programas de reabilitação.

Com a aprovação do requerimento de urgência, a expectativa é de que a matéria seja votada até o fim deste mês. Fábio Faria também sugeriu ao PSD que crie um grupo de trabalho para acompanhar a execução dos programas de combate às drogas definidos pelo governo.

Da Assessoria

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *