Debate sobre Cidades Inteligentes aborda educação na era digital

O deputado Francisco Junior (GO) presidiu debate nesta terça-feira (3) que tratou dos desafios educacionais impostos pela transformação digital. O parlamentar é relator do grupo de estudos sobre cidades inteligentes, coordenado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara. “Nosso objetivo é ouvir especialistas para então sugerir inovações que garantam melhoria na qualidade de vida da população em meio urbano”, explicou Francisco.

O debate abordou as políticas governamentais para educação básica, superior e profissionalizante; o currículo que um profissional deve ter para se encaixar em um mercado de trabalho cada vez mais digital; a formação de professores para atender esse desafio; a inclusão digital da população; e a conectividade, cada vez mais necessária, nas escolas.

Francisco Junior preside debate sobre cidades inteligentes, sustentáveis e humanas. Foto: Cláudio Araújo.

“A tecnologia digital voltada para as cidades pode gerar investimentos de mais de R$ 340 milhões no ano que vem, aqui no Brasil. Esse investimento terá que ser feito também na formação de profissionais capacitados. Isso já está posto como condição”, informou Celson Pantoja Lima, coordenador do projeto de implantação dos cursos de engenharia do SENAI.

A diretora de Políticas e Regulação de Educação Profissional e Tecnológica e Secretária substituta de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), Marilza Machado Gomes Regattieri sinalizou para os movimentos de adaptações às tecnologias digitais que já estão em curso, principalmente entre os adolescentes. “Fomos procurados por uma grande empresa que estava em busca de solução tecnológica para capacitação de funcionários e nos surpreendemos com um grupo de adolescentes que criou um jogo virtual para resolver esse impasse. Ou seja, a tecnologia digital já é realidade. A sociedade precisa se adaptar.”

Participou também do debate o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Sergio Sgobbi. O pessedista Haroldo Cathedral (RR) também é relator do grupo de estudos sobre cidades inteligentes.

Manu Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *