DCI: Depósitos judiciais podem ter mudanças

Parlamentares da Comissão de Tributação e Finanças da Câmara dos Deputados estiveram reunidos ontem, com a diretoria e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. De acordo com o deputado Júlio César (PSD-PI), os políticos pediram a ampliação dos depósitos judiciais aos bancos médios e pequenos. Atualmente, segundo ele, há R$ 156 bilhões de recursos desse tipo apenas nas instituições oficiais. “É uma concorrência desleal, os bancos públicos já têm outros privilégios”, pontuou. Além de Júlio César, participaram do encontro os deputados Pedro Eugênio (PT-PE) e Mário Feitoza (PMDB-CE), que é o presidente da comissão.

O deputado também relatou que os parlamentares admitiram a tentativa do Banco Central (BC) de criar regras para que as tarifas bancárias não sejam tão altas para os clientes, mas que ainda há insatisfação por parte dos correntistas. Na avaliação dos políticos, as tarifas ainda são exorbitantes. “A cobrança de tarifas é uma indústria. Falei para os diretores que sempre ouço falar que o BC está mais do lado dos bancos do que do povo”, disse.

Também fizeram parte da pauta temas como crédito consignado para empresas privadas e o “Refis dos Bancos”. Os diretores do BC disseram aos deputados que não participaram das negociações, que teriam sido restritas à Receita Federal. O encontro do BC com a comissão é periódica e costuma ocorrer no Congresso. Ontem, foi realizado em Brasília. Tombini também participou do almoço na Residência Oficial Britânica, em Brasília, com investidores. A Embaixada e o BC não vão fazer declarações sobre o encontro.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *