As Santas Casas e hospitais filantrópicos de todo o país contam com uma nova linha de crédito. A Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e a Caixa Econômica Federal assinaram nesta terça-feira (2), com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a portaria que autoriza a liberação de R$ 3,5 bilhões para entidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“É uma linha de crédito que vem para socorrer as Santas Casas e entidades filantrópicas. Um passo importante para garantirmos que essas unidades de saúde continuem prestando este importante serviço aos brasileiros”, disse o presidente da Frente, deputado Antonio Brito (BA).
O evento de assinatura aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Marco Bertaiolli (SP) também prestigiou o ato. “Mais uma conquista da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas. Parabéns ao Congresso e à Caixa pela sensibilidade e por abrir condições de tirar as Santas Casas do sufoco financeiro em que se encontram.”
Filantrópicas
A metade dos atendimentos e dos procedimentos de média e alta complexidade do SUS é realizada pelas filantrópicas. Em 2018, elas disponibilizaram aos pacientes da rede pública quase 129 mil leitos, o que representa 37,6% do total de leitos disponíveis no Brasil.
Atualmente, a rede hospitalar conta com 2.147 entidades filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde, atendendo em 1.308 municípios de todas as regiões do país. Em 968 municípios, a assistência hospitalar é realizada unicamente por essas unidades.
Renan Bortoletto