Parlamentares discutem combate ao Aedes Aegypti

Deputado Rômulo Gouveia (PB) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Rômulo Gouveia (PB) – Foto: Cláudio Araújo

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, nesta quinta-feira (7), uma comissão geral no plenário da Câmara dos Deputados reuniu parlamentares e representantes da saúde para debater ações contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da Zika, Dengue e Febre Chikungunya.

Rômulo Gouveia (PB), vice-líder do PSD e membro da comissão externa destinada a acompanhar medidas de proteção a estas doenças, lembrou que em seu estado paraibano o número de casos aumentou. “Na Paraíba o número de casos aumentou. Recentemente toda a bancada esteve reunida com o ministro da Saúde, Marcelo Castro. Vejo o esforço, mas acredito que a estratégia precisa ser revista”, disse Gouveia.

Durante o discurso, o parlamentar também parabenizou o trabalho da médica paraibana, Adriana Melo, responsável pela pesquisa que confirmou a associação entre o número de casos de microcefalia com o de Zika Virus. “Quero destacar o trabalho desta jovem cientista que com uma dedicação enorme não tem medido esforços no acompanhamento às famílias e no trabalho preventivo com aqueles que estão na eminencia de serem diagnosticados com microcefalia.”

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil foram 853 casos notificados entre outubro de 2015 e abril de 2016. Desses, 364 já foram descartados e 386 seguem em investigação. Somente na Paraíba, 103 casos de microcefalia e outras malformações já foram registrados.

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *