Comissão de Esporte debaterá criação do Dia do Atleta Surdolímpico a pedido de Mitidieri

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realizará audiência pública para debater a criação do Dia Nacional do Atleta Surdolímpico. O colegiado aprovou, nesta terça-feira (25), requerimento do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE) para a realização do debate, que foi subscrito pelo deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA), como o apoio de Hugo Leal (PSD-RJ).

Deputados Fábio Mitidieri, Hugo Leal e Joaquim Passarinho (da esquerda para direita). Fotos: Cláudio Araújo

O parlamentar destaca que o Brasil será a sede da 24ª Surdolimpíada de Verão, que acontecerá de 1º a 15 de maio de 2022, na cidade de Caxias do Sul (RS). Há expectativa de reunir mais de 4 mil surdoatletas no evento, representando mais de 100 países, distribuídos em 21 modalidades desportivas. Para Mitidieri, será um marco na promoção do esporte surdolímpico.

“Mas, com a proximidade das Surdolimpíadas, estamos preocupados com o necessário apoio, divulgação do movimento e valorização dos surdoatletas por meio da instituição do Dia Nacional do Atleta Surdolímpico. Por isso requeremos a realização de audiência pública, com o objetivo de debater os aspectos positivos da criação dessa data comemorativa”, declara.

Convidados
Serão convidados a participar da audiência, cuja data ainda não foi definida:

– a primeira-dama Michele Bolsonaro, patrona das Surdolimpíadas de 2022;
– o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley;
– a presidente da Confederação Brasileira Desportiva de Surdos (CBDS), Diana Koysen;
– a judoca Marcele Félix Dos Santos Jordão, atleta profissional desde os 12 anos de idade e mais jovem das Américas a competir pelo Brasil nas Surdolimpíadas de 2013 em Sofia, Bulgária; primeira mulher surda faixa preta de judô do Brasil pela CBDS e 5° lugar no ranking das Surdolimpíadas 2013/2017 de sua categoria;
– a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscila Gaspar;
– o secretário Especial do Esporte, Marcelo Reis Magalhães; e
– o presidente da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, Jucinei Costa.

Surdolimpismo
O surdolimpismo e sua maior realização, as Surdolimpíadas (Deaflympics), são um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Desportos de Surdos (International Committe of Sport for the Deaf – ICSD).

No período de 1924 a 1965, o evento era conhecido como Jogos Internacionais Silenciosos. De 1966 a 1999, foi denominado Jogos Mundiais Silenciosos. Desde 2000, adota-se o nome Surdolimpíadas.

A primeira Surdolimpíada de Verão foi realizada em 1924, em Paris. Naquela época, 145 de nove países europeus participaram em sete modalidades: atletismo, ciclismo, saltos ornamentais, futebol, tiro, natação e tênis. Desde os primeiros jogos, o número de atletas nas Surdolimpíadas de Verão/Inverno tem aumentado significativamente.

Renata Tôrres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *