Deputado quer debater transferência da administração da hidrovia do São Francisco

Na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), o deputado Charles Fernandes (BA) foi favorável ao requerimento que pede a realização de audiência pública para debater a transferência da administração da Hidrovia do São Francisco (AHSFRA) do município de Pirapora (MG) para Petrolina (PE). A audiência aconteceu nesta quarta-feira (29).

Deputado Charles Fernandes (BA). Foto: Cláudio Araújo

“O Rio São Francisco nasce no estado de Minas Gerais, mas corta a Bahia em mais de mil quilômetros. Não entendo e não aceito essa intenção do governo de tirar a Ahsfra da cidade de Pirapora. Qual o sentido dessa mudança? A política de governo deve ser preservar um dos rios mais importantes do País ao invés de se preocupar com mudança de lugar da administração da hidrovia”, enfatizou o deputado.

A preocupação dos parlamentares é quanto aos possíveis prejuízos que a transferência de equipamentos para desassoreamento. Entre eles: equipamentos para preparação dos portos; balsas e dragas para reparação de portos utilizados no período de estiagem; além da tomada d’água para irrigação no projeto Pirapora e Jaíba.

O órgão é subordinado ao DNIT e responsável por desenvolver e implementar as ações de infraestrutura, manutenção e aprimoramento das condições de navegabilidade do rio, deixando os afluentes navegáveis e em condições para a realizar navegação comercial.

“Somente na Bahia, o Rio São Francisco leva água para a sobrevivência de mais de 1,5 milhão de famílias. Ao meu ver, o que se faz necessário é cuidar do rio, que infelizmente, se percorrerem o leito entre os meses de julho a setembro, como eu fiz, dá pena de ver”, disse Charles Fernandes.

Os debates ainda não têm data marcada para acontecer, mas deverão reunir representantes da Ahsfra, do Ministério do Desenvolvimento Regional, DNIT, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), do Projeto de Irrigação de Jaíba (MG), e das prefeituras de Pirapora (MG) e Petrolina (PE).

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *