Cezinha de Madureira: tecnologia 5G receberá sugestões da sociedade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou na quinta-feira (6), a proposta de edital para a consulta pública que pretende licitar as faixas de frequências para a tecnologia 5G no Brasil. Ao longo de 45 dias, a população poderá apresentar sugestões. Na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) o deputado Cezinha de Madureira (SP), debateu o tema.

Cezinha de Madureira durante debate na comissão. Foto: Cláudio Araújo.

Cezinha reforçou que essa tecnologia será um novo padrão de comunicação em todo país. “Com o 5G melhoraremos sem igual a qualidade de vida das pessoas, a saúde, o ensino, entre outras importantes inovações. Temos a expectativa de que o leilão seja ainda este ano e em seguida aconteça a implementação”, disse.

O 5G já está em vigor em alguns países. Entre as aplicações desta tecnologia está o reconhecimento facial, possibilitando o aumento na segurança e o combate ao crime em operações financeiras, além de proporcionar agilidade na comprovação de dados. “Realizamos teste desta tecnologia para marcação de presença na comissão, o que dinamizou o registro. Toda nova tecnologia que vem melhorar as relações sociais deve ser incentivada e discutida pelo Parlamento e é este um dos meus compromissos”, ressaltou Cezinha.

O edital prevê licitação das faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, que atualmente estão ocupadas pelas operadoras de TV. Todo custeio da solução deverá ser arcado pelas empresas de telefonia que vencerem o leilão.

Diane Lourenço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *