Parlamentares defendem extensão tecnológica para micro e pequenas empresas

Deputado Walter Ihoshi (SP) - Foto: Cláudio Araújo

A importância de incentivos para ações de extensão tecnológicas no Brasil foi tema de seminário promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, nessa quarta (6). Os deputados Walter Ihoshi (SP), Eliene Lima (MT) e Arolde de Oliveira (RJ) participaram do evento e discutiram formas de colocar o conhecimento à serviço da população.

As principais soluções apontadas pelos palestrantes foram o investimento em profissionalização de mão de obra técnica e apoio aos projetos de extensão das universidades e institutos tecnológicos, levando aos micro e pequenos empreendedores, capacidade de inovação. Para Ihoshi, “o acesso à pesquisa, à tecnologia e à inovação pode ser a grande mola de desenvolvimento desses negócios. Gera diferencial e competitividade”, afirmou.

Segundo Eliene, das 750 mil micro e pequenas empresas abertas no Brasil por ano, mais de 650 mil não prosperam por falta de atrativo, de inovação. “Essas distorções podem ser corrigidas por meio de incentivo à pesquisa e à extensão”.

A necessidade de parceria entre o governo, as universidades e o setor produtivo foi lembrada por Arolde. “A pequena empresa não tem recursos suficientes. Então, é preciso que esses setores operem conjuntamente para criar mecanismos de desenvolvimento”, disse.

Convidado, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, assumiu o desafio proposto no seminário: criar estratégias e metas para levar a tecnologia aos pequenos empresários e capacitar mais e melhor os trabalhadores para o mercado.

Para o ministro, o micro e pequeno empresário fica muito distante do mundo do conhecimento. “Ele é formado na adversidade do dia a dia. Se pudermos aproximá-lo da universidade, para que possa melhorar seu desempenho, será um grande salto, pois ele entra na economia do conhecimento, que comanda a cultura empresarial no mundo”.

Os secretários do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) também se comprometeram com a tarefa de criar e executar projetos que levem as pesquisas e o desenvolvimento tecnológico para a sociedade.

“Um dos desafios que enfrentamos é justamente ampliar a oferta de oportunidades de acesso ao conhecimento, à inovação, à pesquisa, que hoje se encontram nas universidades ou nos institutos federais, para que a comunidade, as micro e pequenas empresas, os empreendimentos individuais, coletivos, possam se apropriar desse conhecimento”, afirmou Marco Antônio Oliveira, representante do MEC.

Verônica Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *