Carlos Souza solicita recursos para prevenção de desastres em Manaus

Em audiência, com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Renato Newton Ramlow, nesta quarta-feira, o Deputado Carlos Souza (PSD-AM), solicitou a liberação de  recursos para a prevenção de novas mortes por soterramento, causadas por deslizamento de terras, devido as chuvas.

“A causa é de extrema relevância, levarei essa questão para o Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho. Vamos avaliar possíveis soluções. Não podemos permitir que as pessoas continuem arriscando suas vidas”, destacou.

“Todos os anos elas sofrem com as chuvas”

Carlos Souza quer melhorias na prevenção de desastres naturais em Manaus

De acordo com o parlamentar, Manaus precisa de mais investimentos em infraestrutura.”Eu estou indignado com a situação das famílias que vivem nas áreas de risco. Todos os anos elas sofrem com as chuvas. Precisamos realocá-los para terrenos seguros”, afirma o deputado.

O estado do Amazonas está sob a incidência do Inverno Amazônico antecipado. As chuvas que deveriam ocorrer entre dezembro e maio estão acontecendo agora, e com grande intensidade. Em decorrência, tragedias tem atingido as áreas mais vulneráveis.

Mortes em deslizamento

No último mês de setembro, duas pessoas morreram soterradas em um deslizamento na Zona Norte de Manaus. Além disso, de acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Amazonas, foram registradas diversas ocorrências, como queda de muros, tombamento de árvores e pontos de alagamento em vias.

Para  Souza, investir em prevenção é a melhor forma de evitar que outras vidas sejam ceifadas. Um levantamento realizado pela Defesa Civil e pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM)  mostra um quadro preocupante na cidade.

Mais de 700 áreas de risco de deslizamentos foram identificadas. Foram mapeadas 851 moradias vulneráveis em áreas de risco clasificado como “muito alto”, em 14 bairros de Manaus, sendo a maioria delas nas zonas Norte e Leste da cidade.


Saiba mais

Deputado propõe destinar 5 bilhões em emendas para saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *