Câmara debate Internet das Coisas

Você já ouviu falar em Internet das Coisas? O termo nada mais é que a extensão da internet que permite que qualquer objetivo do dia-a-dia se comunique e transmita dados, como celulares, TVs, casas, prédios ou eletrodomésticos. Para entender melhor o tema, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, o deputado Goulart (PSD/SP), promoveu nesta terça feira (6) o seminário “Internet das Coisas: desafios, inovações e perspectivas para seu desenvolvimento no Brasil” na Câmara dos Deputados.

Deputados e especialistas falaram sobre a necessidade de investimento no setor; (Foto: Cláudio Araújo)

Deputados e especialistas falaram sobre a necessidade de investimento no setor; (Foto: Cláudio Araújo)

Especialistas discutiram o ambiente de negócios e as perspectivas para o desenvolvimento da área no país, os desafios de infraestrutura e conectividade e as questões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico.

No debate, o parlamentar falou sobre a necessidade de investimentos no setor e a formação profissionais. “Nós aprovamos uma emenda impositiva de R$ 200 milhões para o MCTIC para investimento na Internet das Coisas. É importante que o Brasil se atualize e faça a reformulação da legislação e acompanhe o desenvolvimento.

A Internet das Coisas já está presente no dia-a-dia das pessoas, mesmo que muitos não percebam. É o que avalia coordenadora-geral de Serviços Tecnológicos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Mctic), Eliana Emediato. “ É máquina falando com a máquina e interagindo com o ser humano. É o celular que fala com o relógio por meio da internet. É uma realidade no Brasil e no mundo. Algumas empresas já estão mais adiantadas”, explicou.

Valéria Amaral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *