
Deputado Raimundo Santos (PSD-PA). Foto: Cláudio Araújo
A Câmara criou a Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren, que vai premiar iniciativas, organizações e lideranças evangélicas brasileiras. A proposta do deputado Raimundo Santos (PSD-PA) foi aprovada nesta quarta-feira (18) e já está em vigor.
“O prêmio homenageia personalidades e instituições que, a exemplo de Berg e de Vingren, tenham se destacado na promoção e defesa dos valores cristãos, com reflexos importantes em favor da sociedade”, explica o parlamentar idealizador da medida.
Medalha do Mérito
Com 55 milímetros de diâmetro, imagens da Câmara dos Deputados e do Plenário Ulysses Guimarães, e cores em tons de azul e branco, a Medalha do Mérito Evangélico será entregue todo mês de junho. A data é em alusão ao aniversário da Assembleia de Deus, fundada por Berg e Vingren em 18 de junho de 1911.
Pelo texto, cada integrante do Colégio de Líderes poderá indicar uma organização ou personalidade. Os agraciados também receberão diploma assinado pelo presidente da Câmara e pelo segundo-secretário, deputado Lula da Fonte (PP-PE).
Missionários
O nome da nova honraria é uma homenagem aos missionários Gustaf Daniel Hösberg e Adolph Gunnar Vingren. Os suecos chegaram ao Brasil em 1910 e aqui fundaram a Assembleia de Deus, considerada a maior denominação cristã evangélica pentecostal do Brasil e uma das mais expressivas do mundo.
“A trajetória desses pioneiros é um exemplo de dedicação à causa evangélica e de amor ao próximo. A mensagem de esperança e transformação continua a inspirar milhões de pessoas não somente no Brasil, mas pelo mundo. Por isso, a homenagem prestada é justificável e merecida”, completa Raimundo.
Carlos Augusto Xavier