Bunka Matsuri ganha verba estadual

O trabalho conjunto dos deputados federal Junji Abe (PSD-SP) e estadual Jooji Hato (PMDB) garantiu a liberação de R$ 100 mil para o Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social. Autorizados pelo governo estadual, os recursos serão aplicados na realização da 7ª edição do Bunka Matsuri, celebração da comunidade nipo-brasileira que teve abertura oficial às 12h30 deste sábado (19/05/2012).

Vinculado ao Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, o instituto organiza o evento que visa difundir a cultura e as tradições japonesas. O convênio para liberação da verba foi assinado no final da tarde desta quinta-feira (17/05), na Secretaria de Estado da Cultura, responsável pelo repasse à entidade. O titular da Pasta, Marcelo Mattos, foi representado na cerimônia pelo assessor Walter Peralta Júnior.

Segundo Junji, a destinação de recursos é importante para custear parte da infraestrutura necessária ao evento, realizado por entidade social sem fins lucrativos, que depende de patrocínios e contribuições da sociedade. “É uma iniciativa de grande importância para fortalecer os laços de amizade entre Brasil e Japão, além de manter acesa nos jovens a chama da cultura de seus ancestrais”.

Exposições sobre vários temas ligados à cultura japonesa, mostras e oficinas culturais, quitutes da culinária nipônica e shows ao vivo estão entre as atrações do Bunka Matsuri. Realizado na sede do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo/SP – próxima à estação São Joaquim do metrô), o evento é aberto ao público. Tem entrada franca e programação cultural integralmente gratuita.

As atrações culturais preenchem as dependências do Bunkyo. Além de shows e apresentações de danças típicas, haverá workshops de diversas modalidades, como ikebana, mangá, instrumentos musicais tradicionais, taiko, furoshiki e origami, entre outros. Destacam-se ainda as exposições, abertas na terça-feira (15/05), do Consulado Geral do Japão em São Paulo, de ikebana, de nishikigoi (carpas coloridas), de quimonos e duas especiais – Raízes da Arte Koguei no Brasil e a 2ª Exposição de Artistas Nikkeis (veja programação).

Organizada por diversas comissões do Bunkyo e entidades parceiras, a 7ª edição do Bunka Matsuri contará com mostras de filmes japoneses, demonstração da Cerimônia do Chá e visitas monitoradas ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Na Praça de Alimentação, o visitante encontrará iguarias da culinária oriental preparadas por instituições filantrópicas que serão beneficiadas com a renda das vendas, assim como o Espaço dos Bazaristas, com chamarizes artesanais.

Junji observou que a busca de recursos para eventos culturais complementa os trabalhos em execução junto ao Estado e à União. “Priorizamos o atendimento aos setores essenciais como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento agrário, mas não poderíamos nos esquecer das manifestações culturais que fazem parte da história do povo”, pontuou.

Além dos deputados, participaram da solenidade de assinatura do convênio para liberação da verba, comandada por Peralta Júnior, Roberto Yoshihiro Nishio e Gerson S. Kuniye, respectivamente, presidente e o tesoureiro do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, entre outros convidados.

Mel Tominaga
Assessora de imprensa do dep. Junji Abe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *