Bancada cobra ações para reconstrução do Museu Nacional

Bancada fluminenses discute ações emergenciais para a reconstrução do Museu Nacional – Fotos: Cláudio Araújo

Deputados do PSD participaram, nesta terça-feira (4), de reunião de bancada dos parlamentares fluminenses para discutir medidas emergenciais para a reconstrução do Museu Nacional, destruído após incêndio no último domingo (2). Logo após o encontro, o governo anunciou edital no valor de R$ 25 milhões para apoiar projetos de segurança e prevenção a incêndios em instituições que gerenciam o patrimônio histórico e cultural do país.

Participaram da reunião o líder do PSD, Domingos Neto (CE), a presidente da Comissão de Cultura, Raquel Muniz (MG), e os deputados da bancada do Rio: Hugo Leal, Índio da Costa e Marcelo Mattos, além do reitor da Universidade Federal do Rio (UFRJ), Roberto Leher, e o diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner.

Presidente da Ccult quer mais recursos para medidas preventivas

“A Comissão de Cultura apoia qualquer iniciativa que tenha como premissa ajudar na recuperação do Museu Nacional. Temos, no entanto, que tratar de medidas preventivas para que isso não ocorra em mais estados. Em Minas Gerais, meu estado, temos uma série de centros históricos e culturais e atuaremos no sentido de garantir verba para que desastres como este não voltem a ocorrer”, disse Raquel.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se encontrou no início da tarde com Michel Temer para tratar da recuperação do museu. “Vamos construir juntos uma solução, além das ações de médio e longo prazo. Temos uma ideia de avaliar de forma permanente os museus, além de uma possível emenda de bancada. Vamos esperar para ver qual vai ser o teor da MP para que possamos avançar e cumprir o papel que cabe ao Parlamento nesta situação”, disse.

Acervo tinha mais de 20 milhões de itens

O prédio do Museu tinha três andares e fica localizado em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. O fogo destruiu o acervo com mais de 20 milhões de itens históricos, como fósseis, livros raros, múmias, etc. A Polícia Federal investiga as causas do incêndio, que ocorreu após horário de visitação e não deixou feridos.

Valéria Amaral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *