Átila Lins apresenta projeto de lei para diminuir preços de remédios

Em meio à alta procura de medicamentos no período de pandemia, um projeto de lei de autoria do deputado Átila Lins (PSD-AM) propõe a redução no valor dos remédios para torná-los mais acessíveis à população (PL 7137/14).

Para que isso ocorra, o parlamentar sugere a diminuição em 50% as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a receita bruta da venda dos medicamentos.

Deputado Átila Lins (PSD-AM) – Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

De acordo com Átila Lins, essa diminuição vai gerar economia para os cofres públicos.

“A carga tributária que pesa sobre o bolso dos brasileiros é umas das mais altas do mundo, além de onerar de forma elevada as pessoas de baixa renda. Com essa desoneração também será mitigado o orçamento do Ministério da Saúde, uma vez que o SUS fornece medicamentos gratuitamente a seus usuários”, diz.

O deputado assegura que o alcance social da medida será amplo.

“A proposta fará justiça fiscal uma vez que, além de beneficiar justamente os mais necessitados e merecedores da atenção do Estado brasileiro, fará a redução dos preços dos medicamentos, que integram as despesas mensais de muitas famílias”, destaca.

Tramitação
O projeto está sendo analisado em conjunto com outras propostas que tratam de assunto semelhante. Elas aguardam parecer de relator na Comissão de Seguridade Social e Família.

 Diane Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *