Aprovado projeto de Zé Haroldo que obriga hospital a providenciar acompanhante para pessoa com deficiência

Deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) – Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara aprovou o Projeto de Lei 3239/24, do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), que obriga hospitais a providenciarem acompanhante para pessoa com deficiência desacompanhada, quando solicitado.

O texto insere a medida no Estatuto da Pessoa com Deficiência. Hoje, a lei já assegura à pessoa com deficiência internada ou em observação o direito a acompanhante ou a atendente pessoal.

O autor da proposta observa, no entanto, “que nem todas as pessoas possuem acompanhante próprio ou atendente pessoal para suprir tal necessidade”.

Lei Brasileira de Inclusão

Segundo Zé Haroldo Cathedral, o projeto também reforça princípios da Lei Brasileira de Inclusão, como acessibilidade e assistência personalizada, corrigindo lacunas que ainda dificultam o cotidiano das pessoas com deficiência.

“Disponibilizar um acompanhante nos hospitais é mais uma demonstração de respeito e cuidado. Infelizmente, recebemos relatos preocupantes de pessoas que evitam procurar atendimento médico por estarem desacompanhadas, o que é inadmissível”, destaca o parlamentar.

Parecer a favor
“Trata-se de uma medida que reduz barreiras comunicacionais e de mobilidade, contribuindo para a igualdade de tratamento e o acesso universal aos serviços de saúde”, avaliou o relator, deputado Geraldo Resende (PSDB-MS).

O parecer dele foi favorável ao projeto.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado Federal.

Com informações da Assessoria de Comunicação do deputado Zé Haroldo Cathedral e da Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *