
Deputados Luiz Nishimori (PSD-PR) e líder Antonio Brito (BA). Foto: Cláudio Araújo
O líder do PSD, deputado Antonio Brito (BA), e o deputado Luiz Nishimori (PSD-PR) foram condecorados nesta terça-feira (27) com a medalha da Ordem de Rio Branco — honraria concedida pelo governo brasileiro em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à diplomacia e ao país.
A cerimônia, realizada no Palácio do Itamaraty, contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e de outras autoridades. A senadora Jussara Lima (PSD-PI) também foi uma das agraciadas.
O líder do PSD é o presidente do Grupo Parlamentar Brasil–Portugal na Câmara dos Deputados. O parlamentar atua no fortalecimento das relações com Portugal e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Já o deputado Luiz Nishimori é presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão e já comandou diversas missões oficiais ao País, com visitas a empresas de tecnologia de ponta e intercâmbio entre as duas culturas.
“Essa honraria é um reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos para fortalecer as relações do Brasil no cenário internacional e contribuir para o desenvolvimento do nosso país e do nosso Paraná”, disse Nishimori.
A medalha
A Ordem de Rio Branco é uma condecoração concedida pelo governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, a pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços ao Brasil no campo da diplomacia, das relações internacionais ou na promoção da imagem do país no exterior.
Instituída em 1963, a honraria homenageia o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, e é concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A distinção simboliza o reconhecimento oficial do Estado brasileiro àqueles que contribuem significativamente para o fortalecimento dos laços entre o Brasil e o mundo.