Alexandre Serfiotis cobra melhorias na formação de médicos brasileiros

Deputado Alexandre Serfiotis (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Alexandre Serfiotis (RJ) – Foto: Cláudio Araújo

Em audiência pública realizada pela Subcomissão Especial para tratar da Carreira Médica, o deputado Alexandre Serfiotis (RJ), defendeu, nesta terça-feira (7), melhorias na formação dos médicos no Brasil. Para ele, o aumento de vagas para as universidades de medicina é importante, mas também é necessário ofertar mais recursos para aprimorar a qualificação desses futuros médicos.

“O aumento no número de vagas deve vir acompanhado de maior investimento, ação que precisa ser realizada pelo governo. Não adianta jogar esse profissional no mercado e não garantir qualidade na sua formação e estrutura básica para o atendimento”, disse Serfiotis.

O diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Alexandre Figueiredo, destacou os programas existentes atualmente para melhorar a formação dos médicos. Segundo ele, o Saúde da Família e o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) ampliam a qualificação e ofertam mais médicos especializados no atendimento prioritário.

Também participou do debate o presidente em exercício da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação, Vinicius Ximenes Muricy da Rocha. Ele destacou a residência médica como uma modalidade de especialização no ensino de pós-graduação com orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *