AgroLink: Adição de biodiesel no óleo diesel pode aumentar para 15%

06/08/13 – 00:00 

O percentual de biodiesel que é adicionado ao combustível dos veículos movidos a óleo diesel pode aumentar de 5% para 15%, caso o Congresso Nacional aprove o Projeto de Lei 5651/13, do deputado federal Raul Lima (PSD-RR). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Raul Lima argumenta que a indústria do biodiesel já opera com capacidade instalada para atender ao aumento da mistura. O deputado explica que, desde 2008, quando efetivamente começou a vigorar a adição de 5%, o biodiesel vem tendo uma história de sucesso contínuo.

“Já é hora ampliar esse índice, pois a capacidade de produção instalada da indústria do biocombustível é bem superior ao seu uso efetivo”, disse, por meio da assessoria.

Entre os benefícios econômicos e sociais do aumento do uso do biodiesel está a economia com a importação de óleo diesel, o barateamento do combustível para o consumidor final e a geração de mais empregos e renda na agroindústria nacional.

Do ponto de vista ambiental, o deputado argumenta que o aumento da mistura “vai trazer uma redução mais expressiva na emissão de poluentes atmosféricos e uma melhoria da qualidade do ar e dos padrões de vida nas grandes cidades brasileiras”.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *