
Deputada Delegada Katarina (PSD-SE) – Foto: Cláudio Araújo
No dia em que o Brasil celebra 93 anos da autorização do voto feminino no Brasil, a deputada Delegada Katarina (PSD-SE) comemorou as conquistas das mulheres e cobrou mais avanços na política. Ela é a única mulher da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, eleita 3ª secretária no dia 1º de fevereiro.
“É uma data que nos possibilitou votar e ser votadas e que se tornou um marco fundamental na luta pela igualdade de gênero no Brasil, fortalecendo a democracia e a luta pela representatividade das mulheres”, afirmou.
A conquista do voto feminino no Brasil e o Dia Internacional das Mulheres serão o tema de uma sessão solene ser realizada pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (26).
Delegada Katarina avalia que este marco também reforça a necessidade de superar novos desafios para garantir a plena participação das mulheres na política e na sociedade. “Vamos celebrar essa conquista, mas sempre cientes de que a luta não termina aqui. Ainda há muitos direitos a serem garantidos e a equidade plena a ser alcançada”, disse Katarina.
O Brasil garantiu o direito ao voto para as mulheres em 1932, com o Código Eleitoral promulgado pelo então presidente Getúlio Vargas. Desde então, a participação feminina na política tem crescido, mas ainda enfrenta barreiras como a desigualdade de oportunidades, a sub-representação nos cargos eletivos e a violência política de gênero.
“Nosso compromisso deve ser diário, para garantir que todas as mulheres tenham voz e vez, ocupando espaços de decisão e contribuindo para um país mais justo e igualitário”, enfatiza Delegada Katarina.
Assessoria da Deputada Delegada Katarina