Walter Ihoshi celebra os 110 anos da imigração japonesa no Brasil

Em 18 de junho 1908, o primeiro grupo de imigrantes japoneses chegou ao Brasil a bordo do navio Kasato Maru, para trabalhar nos cafezais do Oeste de São Paulo. Hoje, o Brasil já é o país com o maior número de imigrantes japoneses. Para homenagear os 110 anos da imigração japonesa no Brasil uma sessão solene no plenário da Câmara reuniu as gerações isseis, nisseis, sanseis e yonseis.

Deputado federal Walter Ihoshi (SP). Foto: Claudio Araújo.

Ao discursar, o deputado federal Walter Ihoshi (SP) destacou que a solenidade também marca a gratidão dos descendentes japoneses ao Brasil. “É uma história de luta dos nossos pioneiros que vieram para ajudar a construir o país. Essa sessão solene registra um ato de gratidão aos imigrantes e também ao país que recebeu japoneses, como o meu pai, que chegou na década de 50. ”

O presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste (Feanbra), Hermínio Hideo Suguino, destacou que a cultura japonesa está cada vez mais comum entre os brasileiros. “No 7º festival do Japão que aconteceu em maio deste ano, as associações nipo-brasileiras foram homenageadas e nosso público está cada vez maior a cada ano”

Também esteve presente o embaixador do Japão, Akira Yamada, que destacou a amizade entre os dois países. “Eu sinto orgulho por termos ajudado no desenvolvimento do Brasil e estarmos ainda hoje atuando em diversas áreas do país. Historicamente os dois países atuam juntos em parceria na área naval, agropecuária, indústria, além de ciência e tecnologia. As relações entre os dois países vêm evoluindo.”

A solenidade foi solicitada pela deputada Keiko Ota (PSB-SP) e apoiada pelos parlamentares nipo-brasileiros.

Diane Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *