Último Segundo – IG: Relator pede arquivamento de representação contra Jean Wyllys por difamação

Após bate-boca, PSD pediu punição ao deputado Jean Wyllys por calúnia e difamação contra o deputado João Rodrigues

Gustavo Lima – Câmara dos Deputados – 28.10.15 Em 2015, Jean Wyllys (PSOL/RJ) e João Rodrigues (PSD-SC) bateram boca na Câmara

O deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS) apresentou nesta quarta-feira (2), em reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, parecer que recomenda o arquivamento da representação em que o PSD pede sanção disciplinar ao deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) por suposta calúnia e difamação contra o deputado João Rodrigues (PSD-SC). De acordo com Marchezan, falta justa causa à representação.

Wyllys e Rodrigues discutiram na sessão do Plenário da Câmara dos Deputados de 28 de outubro de 2015, durante debates em torno da proposta que revoga o Estatuto do Desarmamento. Rodrigues disse que Wyllys pertencia à “escória da política” por suas posições em relação a drogas e à ideologia de gênero. Wyllys rebateu as críticas com referências a uma suposta condenação de Rodrigues por improbidade administrativa e a um vídeo pornô que teria sido visualizado durante sessão do Plenário.

Em seu parecer, Marchezan afirma que os fatos não configuram quebra de decoro e resultaram de debates acalorados: “Jean Wyllys foi interpelado e respondeu dentro dos procedimentos regimentais.” O relator acrescentou que “o trato não foi adequado”, mas não é passível de censura, por representar livre manifestação do pensamento de parlamentares que defendem interesses opostos.

Vários deputados pediram vista do relatório para analisar o caso por mais tempo (dois dias úteis). O deputado Ricardo Izar (PSD-SP) já anunciou que vai apresentar um voto em separado. O deputado Delegado Éder Mauro (PSD-PA) também criticou o relatório por falta de censura à conduta de Wyllys.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *