Thiago Peixoto defende pacto nacional pela educação

Deputado Thiago Peixoto (GO) - Foto: Cláudio Araújo

Em discurso de grande expediente, nesta sexta-feira (31), o deputado Thiago Peixoto (GO) defendeu um pacto nacional pela educação. O parlamentar, que se licenciou da Câmara para ocupar o cargo de secretário de Educação de Goiás, relatou os avanços alcançados pelo estado nos três anos de sua gestão.

Segundo ele, dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apontam que 23 estados ficaram abaixo da média projetada, e que apenas escolas (públicas e privadas) do Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Goiás ficaram acima da média estabelecida. “Em apenas três anos, Goiás saltou da 16ª posição do ranking para o primeiro lugar. Foi o melhor desempenho do país”, afirmou.

Peixoto destacou que os avanços foram possíveis devido a investimentos na estrutura, nos currículos e no diálogo entre estado, professores, diretores e conselheiros. E explicou que o projeto Pacto pela Educação reproduziu boas práticas que observou em outros estados, como por exemplo, o Alfabetização na Idade Certa, do Ceará.

“As mudanças foram profundas e mexeram com a rotina de todos os profissionais da educação. Tivemos a incorporação de diversas ferramentas tecnológicas de gestão de extrema valia. Os frutos do investimento nessa área são colhidos em longo prazo, gerando desenvolvimento socioeconômico pela educação. Em curto prazo, no entanto, cada aula, cada dia letivo faz a diferença na vida de nossos alunos. Pretendo levar a unificação dos currículos para o resto do país”, destacou.

Ao concluir, Peixoto disse que continuará sendo membro da Comissão de Educação da Câmara e que vai trazer a realidade da educação da sala de aula para este Parlamento. Ele pontuou que muito se fala nas reformas política e tributária, mas que a educação também precisa de mais atenção. “Estados e municípios precisam receber mais recursos. Pretendo trazer essa discussão para o Congresso, debater a escola real. Senti na pele as dificuldades enfrentadas pela educação nos estados”.

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *