Thiago Peixoto defende currículo unificado para as escolas

Deputado Thiago Peixoto (GO) - Foto: Cláudio Araújo

A implantação de uma base nacional comum de educação é um dos principais desafios do país para os próximos anos. A opinião é do deputado Thiago Peixoto (GO) para quem a elaboração de um currículo unificado vai organizar e dar mais coerência ao sistema.

“Vai gerar equidade educacional em todo o Brasil. Porque quando você estipula aquilo que tem que ser dado, o professor tem condições de se preparar mais e de ter foco naquilo que deve ser ensinado. Para o docente, essa autonomia que existe hoje prejudica muito mais do que ajuda”, afirma Peixoto.

Ao destacar a importância da criação de um currículo unificado, o parlamentar cita como exemplo o estado de Goiás, onde foi secretário de Educação. Segundo ele, antes da unificação, era fácil constatar disparidade no aprendizado.

“Os alunos de uma mesma série e escola que estudavam em salas ou turnos diferentes acabavam por ter acesso a conteúdos também diferenciados, gerando uma desigualdade educacional muito grande. Ao implantarmos a grade padronizada em 2012 nossos índices subiram para as primeiras colocações.”

Peixoto também destacou a necessidade da reformulação do ensino médio que, segundo ele, é pouco atrativo para os alunos. “É muito pesado, com matérias e conteúdo que não têm afinidade com a vida do aluno, nem no presente, nem no futuro. Temos que rediscutir esse modelo para que o ensino teha, de fato, um papel na vida dos jovens”, justificou.

O parlamentar afirma que a base nacional comum de educação consta no Plano Nacional de Educação sancionado em 2014. Segundo ele, o prazo para implementação é 2016.

Jaque Bassetto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *