Convênio garante equipamento para radioterapia no SUS

Há pouco mais de um mês foi inaugurado em Jundiaí (SP) o primeiro Centro de Treinamento de Radioterapia do Brasil. Um convênio realizado entre o Ministério da Saúde e a fabricante Varian Medical vai garantir a produção de aceleradores lineares que serão utilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento do câncer. Esses equipamentos são necessários na radioterapia, pois evitam que o material utilizado não vaze radiação e afete as pessoas. 

“Serão 100 maquinas de alta tecnologia entregues aos hospitais através do Plano de Expansão da Radioterapia”, informou o médico e deputado federal Alexandre Serfiotis (RJ).

Deputado federal Alexandre Serfiotis (RJ). Foto: Cláudio Araújo

O parlamentar participou da comitiva de parlamentares membros da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) que visitou a empresa. “A implantação dessa fábrica, sem dúvida, beneficiará os pacientes. Parabenizo o Ministério da Saúde pelo convênio”, disse Serfiotis em plenário.

A produção dos aceleradores no Brasil, além de ampliar o acesso da população a procedimentos oncológicos pelo SUS, também vai facilitar a manutenção dos aparelhos e a reposição de peças que terão preços mais acessíveis a serem pagos em Real.

Tratamento

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2016 foram realizados 10,45 milhões de procedimentos de radioterapia em todo país, um aumento de 25,9% em relação ao registrado no ano de 2010.

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *