Sciarra participa de Ato público pela criação de novos TRFs

A Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Tribunais Regionais Federais (TRFs) do Amazonas, da Bahia, de Minas Gerais e do Paraná realizou nesta terça feira (13) ato público para fortalecer a luta pela criação desses tribunais e debater estratégia de votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 544/02.

Defendida por parlamentares, juízes, procuradores, advogados e entidades de classe do setor produtivo, a PEC cria quatro novos Tribunais Federais Regionais, que irão desafogar a Justiça Federal dos tribunais existentes. A ampliação e a descentralização dos TRF’s é discutida desde 2002. A matéria já foi aprovada pelo Senado e, na Câmara dos deputados, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, e pela Comissão Especial, cujo relator foi o deputado Eduardo Sciarra (PSD). Em novembro de 2003 a matéria constou na pauta do plenário da Câmara, porém foi retirada atendendo a requerimento da base governista e permanece engavetada desde então.

Segundo Sciarra o essencial agora é garantir um acordo para votação da matéria, “Os novos Tribunais trarão uma série de benefícios ao sistema judiciário do país. Reduzirá o custo Brasil, descongestionará os processos nos tribunais existentes e contribuirá  para a democratização do acesso à Justiça”, afirmou o parlamentar.

O governo resiste à medida alegando aumento de despesas. Porém a Frente Parlamentar já apresenta propostas de implementação que amenizam o impacto nas contas públicas e possibilita a criação dos Tribunais sem comprometer o orçamento. No Paraná, o governo do Estado, já assumiu o compromisso de disponibilizar espaço para sediar o novo Tribunal em Curitiba.

Das instituições Paranaenses, estavam presentes o presidente da seccional da OAB no Paraná, José Lúcio Glomb, o presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe), Antônio Cesar Bochenek, o presidente do Core-PR e vice-presidente da Fecomércio/PR, Paulo César Nauiacki, o Vice-presidente da ACP/PR, José Eduardo de Moraes Sarmento, o presidente do movimento Pró-Paraná, Jonel Chede, o presidente da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba, Celso Luiz Gusso, representantes do Instituto dos Advogados do Paraná, da Federação dos Industriais do Paraná e da Justiça Federal do Paraná.

Verônica Gomes
Assessora de imprensa do dep. Eduardo Sciarra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *