Sciarra confirma abertura da UTFPR em Santa Helena

O Ministério da Educação confirmou que a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) irá implantar dois cursos superiores no campus da antiga Unioeste em Santa Helena, no Oeste do Paraná, que foi fechado em 2008 pelo governo anterior. A medida ainda precisar ser aprovada pelo Conselho Superior da UTFPR, para que a instituição possa realizar os preparativos do primeiro processo seletivo da sua nova unidade. Os cursos a serem ofertados serão os de Ciências Biológicas e de Ciências da Computação.

“Esta é uma vitória da população de Santa Helena que, durante todos esses anos, se manteve mobilizada reivindicando a reativação do ensino superior no município”, afirmou o deputado federal Eduardo Sciarra (PSD-PR), principal articulador da reabertura do campus universitário, que foi confirmada em reunião na semana passada com o secretário de Ensino Superior do MEC, José Henrique Paim. Também participaram do encontro os deputados federais Alex Canziani e Osmar Serraglio, além do reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli.

Em março passado, Sciarra encaminhou ao governador Beto Richa o pedido para a reabertura dos cursos superiores em Santa Helena. Desde então, diversas reuniões entre representantes das Secretarias Estaduais de Educação e de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, Unioeste e MEC foram realizadas com o objetivo de definir o melhor formato dos novos cursos. A primeira opção era de se viabilizar a retomada do campus pela Unioeste. “Mas, por questões de viabilidade técnica, pedagógica e econômica, decidiu-se repassar o campus para a UTFPR”, explicou o deputado Sciarra.

De acordo com Sciarra, os jovens da região vinham sendo obrigados a deixar o município para ingressar no ensino superior. Segundo o parlamentar, os cursos superiores escolhidos – Ciência Biológicas e Ciências da Computação – atendem ao perfil dos estudantes da região. “São duas áreas profissionais em crescimento no mercado de trabalho e que abrem amplas perspectivas de futuro para os jovens”, avaliou Sciarra. Cerca de 70% dos alunos da antiga Unioeste eram moradores da região, sendo as demais vagas ocupadas por estudantes de outras localidades ou mesmo de fora do estado.

André Nishizaki
Assessor de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *