Sciarra acompanha ato do governo que garantiu dois cursos superiores para o município do Oeste paranaense

Deputado Eduardo Sciarra, prefeita Rita Schmidt e governador Beto Richa (Foto: Assessoria de Imprensa)

O governador Beto Richa assinou nesta sexta-feira (18), em Santa Helena, Decreto autorizando a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a promover estudos para a realização de vestibular para os cursos de Engenharia Ambiental e de Informática, consolidando a reabertura do campus universitário do município que havia sido fechado em 2006. O concurso seletivo deverá acontecer durante o segundo semestre, com início das aulas em março de 2013. Nos próximos 60 dias, será definido se os cursos serão realizados pela Universidade Estadual Oeste do Paraná (Unioeste) ou pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

“Certamente será implementado o melhor projeto para Santa Helena”, avaliou o deputado federal Eduardo Sciarra (PSD), principal articulador da reabertura do campus universitário. “De uma ou de outra forma, Santa Helena terá ensino superior de qualidade”, disse. A solenidade pública com cerca de 2.000 pessoas aconteceu na Praça Orlando Webber, no centro do município, com as presenças dos secretários de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto, e do Esporte, Evandro Rogério Roman, do reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, da prefeita Rita Maria Schmidt, do presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, e de diversos deputados estaduais.

“Os cursos vão beneficiar os jovens que, com o fechamento da Unioeste, vinham sendo obrigados a deixar o município para ingressar no ensino superior”, explicou Sciarra. Segundo o parlamentar, o curso de Engenharia Ambiental será voltado para formar profissionais que atuam no diagnóstico, manejo, tratamento e controle de problemas ambientais urbanos e rurais, com o objetivo de propor soluções e incentivar o desenvolvimento sustentável. Já o curso de Informática formará profissionais de alto nível na área da tecnologia da informação e comunicação. “São duas áreas de atuação em crescimento no mercado de trabalho e que abrem amplas perspectivas de futuro para os jovens da região”, avaliou Sciarra. Cerca de 70% dos alunos das unidades de ensino superior da região são moradores do Oeste do Paraná, sendo as demais vagas ocupadas por estudantes de outras localidades ou mesmo de fora do estado.

André Nishizaki
Assessor de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *