Cidade mineira de Salinas é a capital nacional da cachaça

Salinas é, oficialmente, a capital nacional da cachaça. O presidente Michel Temer sancionou nesta quarta-feira (19) proposta da deputada Raquel Muniz (MG) que confere o importante título ao município mineiro (PL 8468/17).

Com a promulgação, Raquel Muniz acredita que Salinas atrairá um número ainda maior de amantes da cachaça e terá uma participação cada vez mais efetiva na cadeia turística e também na captação de recursos para fomentar a produção da bebida.

“O sabor da nossa cachaça é internacional, é a melhor cachaça. Só de saber que no próximo festival já teremos esse selo, esse reconhecimento, isso nos dá muita alegria e motivação para levar este título aos quatro cantos do mundo”, disse a deputada.
Atualmente, Salinas conta com mais de 50 marcas e produz, por ano, mais de 15 milhões de litros de cachaça.

Cachaça é ‘carro-chefe’ da cidade

Localizada a 600 quilômetros de Belo Horizonte, Salinas tem pouco mais de 42 mil habitantes e realiza todos os anos o Festival Mundial da Cachaça. No ano de 2012 foi inaugurado o Museu da Cachaça no antigo aeroporto da cidade, composto por oito salas que incluem rico acervo de garrafas e moinhos que remontam um passado ligado à sociedade do açúcar, plantação, colheita e moagem da cana.

A cachaça é uma das mais importantes atividades econômicas de Salinas, e tem sido um dos pilares para a estruturação turística do município.

Renan Bortoletto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *