Ricardo Izar propõe plebiscito para consultar a população sobre o uso da energia nuclear

O deputado federal Ricardo Izar (PSD-SP) apresentou o Projeto de Decreto Legislativo 225/11 propondo a convocação de um plebiscito com o objetivo de consultar a população sobre a continuidade do uso de fontes de energia nuclear. Izar justifica que desde 1970, quando foi implantado o programa brasileiro nuclear (PNB), a população brasileira nunca foi consultada a respeito desse assunto. O deputado Guilherme Mussi (PSD-SP) foi designado relator da proposta.

“Nunca houve uma prestação de contas sobre os bilhões de reais investidos nas usinas nucleares construídas em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro. Além disso, está prevista a construção de uma terceira usina, a Angra 3, com o custo estimado em R$ 10,8 bilhões”, afirma Izar.

Para o autor do texto, a importância das usinas para o setor energético é questionável. “As duas contribuem com, no máximo, 2% da energia disponibilizada na matriz elétrica nacional e o Governo já anunciou a construção de mais quatro usinas nucleares com o custo de R$ 30 bilhões para gerar apenas 4.000 MW. Vejo uma falta de transparência em relação aos custos das obras e a forma que o programa está sendo implementado”, salienta.

Izar cita ainda uma série de problemas na área como questões relacionadas à segurança dos moradores de Angra dos Reis “que se submete a um programa de emergência de evacuação absolutamente inconfiável”. O parlamentar faz mais um alerta sobre as condições de funcionamento de Angra 2. Ele afirma que a usina opera com licença provisória, tanto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) quanto da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), há dez anos.

“Infelizmente a sociedade brasileira tem sido colocada à parte de todas as decisões referentes ao uso da energia nuclear. Não seria melhor para o país promover o uso de fontes de energia que não sejam poluentes, caras e perigosas? Existe um potencial ainda não explorado de energia eólica e solar”, declara Ricardo Izar.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_ricardo_izar_plebiscito_sobre_uso_energia_nuclear_01-08-2012.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *