PSD quer discutir preço abusivo de passagens aéreas e segurança nas fronteiras

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) aprovou pedidos de audiência pública para temas pertinentes à região norte do país. Entre eles, o requerimento (34/2019) do deputado Sidney Leite (AM) que pede a presença do ministro Sérgio Moro para debater a situação da segurança na fronteira da Amazônia.

Deputado Sidney Leite (AM). Foto: Cláudio Araújo

“A tríplice fronteira amazônica, na divisa com Colômbia e Peru, é hoje rota para a entrada de drogas e armas no país. Cerca de 70% dos entorpecentes que entram pela Amazônia passam por Tabatinga, cidade amazonense que divide as suas fronteiras com Letícia, na Colômbia, e Santa Rosa do Javari, no Peru. Na Amazônia os rios são as rotas preferenciais do escoamento de cocaína e de maconha para dentro do Brasil”, alertou Sidney Leite.

Semiárido

Deputado Charles Fernandes ( BA). Foto: Cláudio Araújo

Durante a votação, o deputado Charles Fernandes (BA) subscreveu o pedido (Req 26/2019), que propõe audiência pública sobre os programas e projetos existentes para a região do Semiárido mineiro. “O Norte de Minas faz divisa com o Sudoeste da Bahia e temos em comum a questão do clima. Queremos ver propostas do governo para sanar essa peculiaridade de nossa região”, disse.

Passagens aéreas

O elevado preço das passagens aéreas para quem viaja à região Norte foi tema de requerimento dos  deputados Júnior Ferrari (PA) e Charles Fernandes (Req. 27/19). “A redução do preço da passagem a partir da cobrança de bagagens, propostos pela Anac, não aconteceu. No Pará, o preço é absurdo, mesmo se comprado com antecedência. Eu espero que neste debate, a Anac fique do lado do consumidor”, desabafou Ferrari.

Telefonia móvel e internet

Deputado Junior Ferrari (PA). Foto: Cláudio Araújo

Ao debater o Requerimento 28/19, os deputados Charles Fernandes e Júnior Ferrari também solicitaram que fosse ampliado o debate sobre a qualidade dos serviços de telefonia móvel e de internet banda larga para toda a região Norte e Nordeste. “Dos 116 milhões de brasileiros online, 54,3% estão no Norte e 52,3% no Nordeste. Como as crianças que estão se preparando para o mercado podem concorrer com aqueles que possuem mais acesso às informações? Temos que acabar com essas distorções”, disse Júnior Ferrari.

“A gente não consegue entender como podemos pagar uma passagem de ida e volta de Salvador à Miami, o valor de R$ 1.442,00, e apenas uma passagem de Salvador à Brasília, pagar R$ 1.872,00. Além disso, temos empresas aéreas em recuperação judicial cancelando diversos voos. Essa questão deve ser amplamente debatida porque o problema atinge todo País”, disse Charles Fernandes.

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *