PSD lança Cartilha com as regras para as eleições 2018

A Liderança do PSD lança nesta quinta-feira (24), um informativo com as principais regras eleitorais válidas para 2018. Trata-se de uma cartilha didática, com linguagem clara para orientar os cidadãos sobre o que pode e o que não pode nas eleições. A publicação traz as principais mudanças no processo eleitoral após a votação da Reforma Política pelo Congresso Nacional.

Acesse a cartilha AQUI.

“A cartilha foi pensada para que as regras sejam amplamente conhecidas para que se tenha eleições limpas e transparentes”, explica o líder do PSD, deputado Domingos Neto (CE). A publicação informa o calendário eleitoral e o que será permitido na pré-campanha. Também aborda assuntos como financiamento, gastos permitidos e proibidos, propaganda eleitoral, prestação de contas e participações em debates.

Na cartilha é possível encontrar também o que mudou no sistema eleitoral. Essa é a última eleição em que serão permitidas coligações partidárias. A partir de 2020, elas não serão mais possíveis nos pleitos proporcionais. Há também explicações sobre a Cláusula de Desempenho Individual que estabelece que serão eleitos os candidatos que obtiverem votos em número igual ou superior a 10% do quociente eleitoral.

PSD inova

A advogada Deborah Carvalhido é a responsável pelo conteúdo da cartilha. Déborah faz parte da assessoria jurídica da Liderança do PSD e integra a Comissão de Direito Eleitoral da OAB-DF. Também é Fundadora do “Elas Pedem Vista”, associação formada por advogadas que contribui para fortalecer o olhar feminino no Direito.

Transformar o “jurisdiquês” em uma linguagem mais acessível foi o desafio da assessoria de Comunicação da Liderança, sob a coordenação de Maria Carolina Lopes e Emmanuelle Nunes. A diagramação do material, que tornou a leitura das normas jurídicas mais leve e mais clara, é de responsabilidade do Diretor de Arte Jorge Ribeiro, membro do PSD desde a criação do partido, em 2011.

Assessoria de comunicação da Liderança do PSD

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *