PSD inicia nova Legislatura fortalecido

O Partido Social Democrático é a quarta maior bancada da Câmara dos Deputados, com 35 parlamentares representando 20 estados brasileiros. Nas eleições de 2018 o partido reelegeu 22 deputados federais e elegeu 14 novos.

André de Paula (PE)

Sob o comando do pernambucano André de Paula, o partido vai apoiar as agendas positivas para o país. “Temos convicção de que, ao longo desse ano, a Câmara vai se transformar em um grande fórum de debates”, disse em entrevista o novo líder.

Para garantir que o cidadão tenha voz a bancada do PSD vai contar com um time de parlamentares experientes.

Domingos Neto (CE)

O ex-líder da bancada do PSD na Câmara, deputado federal Domingos Neto, foi reeleito pelo Ceará. Ele nasceu em Fortaleza, tem 30 anos e vai exercer o terceiro mandato de deputado federal. Na Câmara, já presidiu as comissões de Desenvolvimento Urbano e Integração Nacional.  O parlamentar se dedica a criar projetos que garantem água e desenvolvimento regional para municípios que sofrem com a seca. Também atua em defesa da saúde, empreendedorismo e internet para todos.

Da esquerda para a direita: Otto Alencar Filho, Sérgio Brito, José Nunes, Antonio Brito e Charles Fernandes

Na Bahia a população elegeu cinco deputados do partido: Otto Alencar Filho, Sérgio Brito, José Nunes, Antonio Brito e Charles Fernandes.  Cada um tem uma área específica de atuação. Otto chega à Câmara Federal com a experiência de ter sido presidente da Agência de Fomento da Bahia e diretor do Conselho da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) do estado.

Sérgio Brito vai para o quinto mandato e tem no transporte sua principal bandeira de luta. José Nunes vai para o terceiro mandato de deputado federal e atua no combate à seca. Antonio Brito também foi reeleito e atua na área da saúde pública. Foi um dos principais responsáveis pela aprovação da medida que vai garantir o funcionamento das Santas Casas e entidades filantrópicas.

Charles Fernandes foi prefeito da cidade onde nasceu, município de Guanambi e . É reconhecido pela gestão que realizou.  Já foi vereador e secretario de Infraestrutura do município. Com apoio do senador Otto Alencar (PSD), se filiou ao partido em 2017.

Da esquerda para a direita: Sargento Fahur, Reinhold Stephanes Junior, Vermelho e Evandro Roman.

O Paraná está fortemente representado no PSD. Sargento Fahur, policial militar aposentado e recentemente avaliado como um dos dez novos parlamentares mais influenciadores das redes sociais compõe a bancada. Ele integrou a Rotam do estado e é conhecido por combater a criminalidade. Já Reinhold Stephanes Junior, é ex-deputado estadual, autor da Lei Ficha Limpa no estado, e da Lei de Incentivo ao Esporte, de Curitiba. É filho do ex-deputado federal Reinhold Stephanes, que também era do PSD.

O terceiro deputado a integrar essa lista é o Vermelho: é advogado e novato na Câmara Federal. Já foi prefeito de Salto do Lontra (PR) e presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná. Já o deputado Evandro Roman é ex-arbitro da FIFA, já integrava a bancada na Legislatura passada e agora volta para continuar os trabalhos em defesa do esporte e dos atletas de todo Brasil.

Francisco Junior (GO)

De Goiás, a bancada do PSD vai contar com a experiência do também ex-deputado estadual Francisco Junior. Professor desde os 19 anos, Francisco Júnior dedicou 18 anos de sua vida à sala de aula, ensinando Matemática, Religião, Filosofia e Sociologia. Entrou na vida pública em 2005 quando ocupou o cargo de Secretário de Planejamento na prefeitura de Goiânia. Já foi vereador e presidente da Câmara Municipal.

Da esquerda para direita: Flordelis, Hugo Leal e Alexandre Serfiotis

No estado do Rio de Janeiro, o PSD também elegeu nomes de peso. Flordelis, representante feminina da bancada do PSD, é cantora gospel e pastora. Foi a quinta deputada federal mais votada do estado. Também é destaque nas redes sociais. Nasceu e cresceu na favela do Jacarezinho, Zona Norte da cidade e é conhecida por ser a mãe de mais de 55 crianças.

O deputado reeleito Hugo Leal, também do Rio, é autor da Lei Seca e trabalha com todos os assuntos que tratam de transporte e rodovias. Já o deputado reeleito Alexandre Serfiotis é médico de formação e batalha pelo o acesso de todos à saúde pública de qualidade.

Marco Bertaioli (à esquerda) e Cezinha de Madureira (à esquerda)

O recém-eleito deputado federal por São Paulo, Marco Bertaiolli, é administrador de empresas e pós-graduado em gestão pública. Foi vice-presidente da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) e prefeito de Mogi das Cruzes por dois mandatos consecutivos. Do mesmo estado e também recém-chegado à Câmara Federal está Antonio Cezar Correia Freire, conhecido como Cezinha de Madureira (SP). Ele foi deputado estadual (2014), presidente da Comissão de Saúde e vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Da esquerda para a direita: Joaquim Passarinho, Delegado Éder Mauro e João Ferrari.

No Pará a legenda elegeu três parlamentares: Joaquim Passarinho, Delegado Éder Mauro e João Ferrari Junior. O deputado Passarinho vai para o segundo mandato e é conhecido pelo combate à corrupção. Delegado Éder Mauro também vai o segundo mandato e trabalha no combate ao crime organizado. João Ferrari é novo na Casa e tem experiência como deputado estadual por dois mandatos.

Da esquerda para direita: Diego Andrade, Misael Varela e Stefano Aguiar.

Minas Gerais sempre presente e forte na bancada do PSD. Diego Andrade, presidente do partido no estado, foi reeleito. É defensor da agricultura e presidiu a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cafeicultura. Misael Varela também foi reeleito para o segundo mandato consecutivo. Defende a agropecuária e a área da saúde pública. Já Stefano Aguiar vai para o terceiro mandato de deputado federal. Atua nas questões de meio ambiente e de defesa nacional.

Edilázio Junior (MA)

Edilázio Júnior é o representante do Maranhão. O novo deputado federal é advogado de formação. Trabalhou no Tribunal de Justiça do estado e no Tribunal Regional do Trabalho. Em 2010 foi eleito deputado estadual e reeleito em 2014.

Sidney Leite (AM)

O novo deputado Sidney Leite foi eleito no Amazonas. Foi prefeito de Maués e por três vezes Secretário de Educação do município. Já exerceu dois mandatos de deputado estadual.

Haroldo Catedral (RR)

Haroldo Cathedral vai representar os cidadãos de Roraima. Nascido em Itabira (MG), o agora deputado federal é também empresário, engenheiro da computação, administrador de empresas e doutor em ciências sociais.

Marx Beltrão (AL)

O ex-ministro do Turismo, Marx Beltrão, é de Alagoas e vai exercer o terceiro mandato de deputado federal. Já foi prefeito de Coruripe por duas vezes e quando se candidatou para a Câmara Federal, em 2014, foi o mais votado do estado.

Fábio Faria (RN)

Fábio Faria representa a população do Rio Grande do Norte. Filho do ex-governador do estado, o parlamentar foi reeleito para o quarto mandato de deputado federal. Municipalista desde sempre, Fábio pretende trabalhar também com a área de tecnologia e modernização do serviço público.

Fábio Mitidieri (SE)

De Sergipe teremos o deputado reeleito Fábio Mitidieri. Ele iniciou sua vida pública como vereador em Aracajú na legislatura de 2008-2012. Foi secretário de Esporte do município de Aracajú e mais tarde assumiu como secretário estadual do Trabalho. Em 2014 foi eleito deputado federal. Na Câmara dos Deputados atua nas áreas de trabalho, esporte e saúde.

Julio César (PI)

O deputado federal reeleito Júlio César é do Piauí. Ele preside a bancada do Nordeste na Câmara, é municipalista, especialista nos assuntos tributários e orçamentários. Entre os parlamentares, é referência quando o assunto é economia. Ele vai exercer o sexto mandato de deputado federal.

A população de Santa Catarina trouxe dois novos deputados para a bancada do PSD: Darci de Matos e Ricardo Guidi. Os dois com ampla experiência como deputados estaduais.

Danrlei de Deus (RS)

Do Rio Grande do Sul a bancada vai contar com o trabalho de Danrlei de Deus. Ex-jogador do Grêmio, Atlético-MG e da seleção brasileira, o parlamentar vai para o terceiro mandato. Foi titular na Comissão do Esporte e autor de projetos como o que propõe identificação biométrica em estádios de futebol e curso preparatório para técnicos de futebol.

Fábio Trad (RS)

Fábio Trad é do Mato Grosso do Sul. Advogado, é especialista em direito penal e direitos humanos. Foi considerado o melhor parlamentar de 2018 pelo site políticos.org. Recebeu prêmio do Congresso em Foco pelo trabalho em defesa da advocacia pública. O Departamento Intersindical de Assessoria parlamentar (Diap) destacou o deputado como um dos ‘100 cabeças do congresso’, também em 2018.

Expedito Neto (RO)

Expedito Neto, de Rondônia, vai para o segundo mandato. Na Câmara, foi titular da Comissão de Minas e Energia, da comissão especial que discute a unificação das policias civis e militar e da que trata das alterações do Código de Trânsito Nacional. Defende também temas ligados ao setor de minas e energia.

Manu Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *