PSD consolida quarta maior bancada em sua primeira eleição

Criado em 2011, o Partido Social Democrático (PSD) disputou pela primeira vez nas urnas os cargos de governador, senador, deputado federal e estadual. Os resultados do último domingo (5) comprovaram a legitimidade do partido junto aos cidadãos brasileiros. Além de se manter como quarta maior bancada da Câmara dos Deputados, o PSD elegeu governador em primeiro turno e ampliou tanto o seu número de senadores quanto sua representação nacional.

A bancada eleita para 2015 será composta por 37 deputados, que vão responder por 17 unidades da federação. O partido tem representantes de todas as regiões do país, com cerca de 50% dos deputados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e os demais nas Regiões Sul e Sudeste.

Em seis estados a legenda ampliou: o Distrito Federal, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sergipe elegeram um número maior de deputados federais do que na antiga composição. Apenas no Rio de Janeiro, a bancada contará com seis parlamentares.

Delegado Eder Mauro (PA)

O candidato do PSD recordista em números de votos nas urnas foi o delegado Eder Mauro, do Pará. Com mais de 265 mil votos, ficou em primeiro lugar na lista de deputados federais eleitos de seu estado. Desempenho similar foi o do candidato João Rodrigues, com mais de 220 mil votos em Santa Catarina. Ainda foram conquistadas as primeiras suplências das coligações no Acre, Amazonas, Bahia, Maranhão e São Paulo.

O partido também obteve resultados relevantes na disputa por cargos executivos. Elegeu, em primeiro turno, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, com 51,36% dos votos válidos. E, no Rio Grande do Norte, Robinson Faria obteve aprovação de 42,04% nas urnas e disputará o segundo turno. Em outros sete estados candidatos das coligações do PSD foram vitoriosos.

Omar Aziz (AM)

Renovação – Quatro estados – Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe – e o Distrito Federal renovaram em 100% seus representantes. É a primeira vez que todos os parlamentares foram eleitos pela legenda. A taxa de reeleição dos deputados que formaram o PSD, em 2011, foi de 58%, superior à média total da Câmara (53%).

Senado – Além do senador Sérgio Petecão (AC), que ainda tem quatro anos de mandato, o partido contará agora com mais dois senadores: Omar Aziz, no Amazonas, eleito com 58,51% dos votos e Otto Alencar, na Bahia, 54,53% de aprovação.

Verônica Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *