Proposta sugere isenção para indústrias fabricantes de plásticos

Deputado Onofre Santo Agostini - PSD/SC (Foto: Heleno Rezende)

A crescente proibição do uso de sacolas plásticas no comércio, principalmente nos supermercados, tem provocado preocupação não só dos ambientalistas, mas também ao deputado federal Onofre Santo Agostini (PSD-SC).

O parlamentar disse que foi com o objetivo de ajudar, de alguma forma, o meio ambiente, que elaborou um Projeto de Lei que objetiva isentar as indústrias que trabalham com plástico a investirem cada vez mais na pesquisa e fabricação de plástico biodegradável.

“A minha proposta é para que haja isenção do PIS/COFINS, para permitir que essas empresas invistam na pesquisa e na transformação dos polímeros em misturas que acelerem o processo de decomposição de produtos plásticos”, justificou.

E foi mais além: “Com a proibição das sacolas plásticas, as famílias forçosamente terão de utilizar mais sacos de lixo. Entendo que esse aumento do consumo desse tipo de plástico, produzirá um efeito ainda mais nocivo ao meio ambiente”.

Onofre Santo Agostini comentou que os sacos de lixo têm paredes mais grossas e resistentes que as sacolas plásticas e que, dessa forma, levam mais tempo para se decomporem na natureza.

Por fim, o deputado catarinense do PSD afirmou: “Um dos mecanismos que entendemos existir para que haja uma mudança para melhor, é a desoneração tributária dos insumos e dos bens de capital utilizados na pesquisa e na transformação dos polímeros em misturas que acelerem o processo de decomposição”.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_onofre_isencao_pis_cofins.mp3]

Assista o vídeo:

[youtube_video id=”lcdCOLNb_0s”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *