Pró-Horti comemora seu primeiro ano de criação

O primeiro ano de criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros (Pró-Horti), presidida pelo deputado Junji Abe (PSD-SP), foi comemorado nesta quarta-feira (04). O evento, realizado em Brasília, fez parte da sexta edição do Simpósio Internacional de Sementes, Mudas e Estabelecimento de Hortaliças (Sest 2012).

A Frente Parlamentar Mista reúne mais de 200 parlamentares, muitos dos quais prestigiaram o evento. Eles defendem as cadeias produtivas desses segmentos. O presidente da Frente comentou: “Tornamos possível à criação de diretorias específicas da agropecuária para que ocorra a integração de todos os grupos parlamentares relacionados à cadeia alimentar”.

Além do presidente Junji Abe, os outros membros da diretoria são Afonso Hamm (PP-RS) e Paulo Piau (PMDB-MG) como vice-presidentes; a senadora Ana Amélia (PP-RS) que responde pela secretaria geral e Célia Rocha (PTB-AL) como suplente geral.  O colegiado conta com uma rede institucional de apoios, formada por órgãos públicos e entidades classistas ligadas ao setor agropecuário no País.

A Frente é solidária ao apelo pela implantação de políticas públicas direcionadas ao segmento de verduras, legumes, tubérculos, bulbos, frutas, champignon, mel e derivados, aves e ovos, pecuária de leite de pequeno porte, flores e outros itens destinados ao abastecimento do mercado interno.

Ainda de acordo com o parlamentar do PSD, “a ideia de festejar o primeiro ano da Pró-Horti tem tudo a ver com os motivos que deram origem à frente: ineditismo e esforços para dar atenção a uma categoria do agronegócio desprovida de qualquer incentivo governamental”.

“Da mesma forma”, ponderou Junji Abe, “a Pró-Horti tem o propósito de agasalhar as cadeias produtivas que, historicamente, amargam o descaso do poder público porque não se enquadram nos critérios da agricultura familiar, amparada pelo Pronaf, nem envolvem culturas de exportação que geram commodities como as do setor sucroalcooleiro, cafeicultura, sojicultura e citricultura, entre outras”.

E acrescentou em seu discurso: “Não dá para pensar em políticas públicas eficientes que atendam apenas uma parte da cadeia produtiva. É preciso envolver todos os agentes. Só assim os resultados serão positivos para todos, inclusive para o consumidor final que ganhará em qualidade e preço”, argumentou, ao apregoar a sinergia entre todos os elos da corrente produtiva.

“Os atores precisam conversar entre si para ajustar necessidades, definir prioridades, enfim, falar a mesma língua”. O líder da Frente disse ainda: “Os itens que são abrangidos pela Pró-Horti estão no cotidiano de todo brasileiro, mas a maioria desconhece o martírio enfrentado pelos profissionais do segmento em função da ausência de políticas públicas específicas”.

Entre os deputados do Partido Social Democrático que prestigiaram o primeiro ano de vida da Pró-Horti, estavam o líder da legenda na Câmara, Guilherme Campos (SP); Eduardo Sciarra (PR); Eliene Lima (MT) e Hélio Santos (MA).

Da Redação

Assista o vídeo:

[youtube_video id=”EOUCZ4caH34″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *