Presidente Dilma Roussef sanciona lei criada por Eliene Lima

Deputado Eliene Lima - PSD/MT (Foto: Heleno Rezende)

A presidente Dilma Rousseff sancionou na terça-feira (08) a lei nº 12.622, que institui o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, a ser comemorado anualmente em 22 de setembro. Criada pelo deputado federal de Mato Grosso, Eliene Lima (PSD), a data comemorativa entra para o calendário oficial brasileiro como o dia para a celebração das conquistas de atletas com deficiência.

Em vigor desde o último dia 09, quando publicada no Diário Oficial, a nova lei recebeu elogios por parte do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons. Em nome de todo o Movimento Paralímpico Brasileiro, o presidente do CPB parabenizou o parlamentar federal pela iniciativa de apresentar a proposta 5076/09, que instituiu o ‘Dia Nacional do Atleta Paraolímpico’. Andrew Parsons elogiou ainda a ação da presidente Dilma em sancionar a lei aprovada no Congresso Nacional e que em três anos percorreu a Câmara Federal e o Senado. “É um justo reconhecimento aos nossos atletas que representam um Brasil vencedor, que cresce na adversidade, se supera e vence”, afirmou Parsons.

O Brasil Paralímpico está entre as nove maiores potências do planeta. Em agosto, mais de 170 atletas irão representar o País nos Jogos de Londres, de 29 de agosto a 9 de setembro.

O dia 22 de setembro foi escolhido para ser o ‘Dia Nacional do Atleta Paraolímpico’ devido ser nessa data a criação do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Para o autor do projeto que instituiu a data comemorativa, o deputado Eliene Lima, a finalidade foi incentivar e apoiar a prática esportiva entre as pessoas com deficiência e difundir o potencial da pessoa com deficiência por meio do esporte, visando à inclusão social. “Os atletas paraolímpicos são exemplos de luta e superação, tanto das limitações físicas, auditivas, visuais, como, principalmente, das limitações mentais. Nada mais justo que criar um dia para que o País possa conhecer mais sobre as vitórias que eles conquistam dentro e fora do mundo esportivo”, comenta Eliene Lima.

Luciana Cury
Assessora de imprensa do dep. Eliene Lima

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_eliene_lima_dia_paraolimpico.mp3]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *