Deputados pessedistas se solidarizam com time da Chapecoense

Parlamentares do PSD discursaram no Plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (29), para se solidarizar com os parentes das vítimas da tragédia aérea que resultou na morte de mais de 70 pessoas. O avião que caiu na Colômbia, a caminho de Medellín, estavam atletas e dirigentes da Associação Chapeconse de Futebol além de profissionais da imprensa esportiva nacional.

O time da cidade de Chapecó (SC), disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o colombiano Atlético Nacional. No último domingo, a Chapecoense havia disputado com o Palmeiras a final do Campeonato Brasileiro, vencido pela equipe paulista.

O parlamentar pessedista João Rodrigues voltou ao município catarinense, onde já foi prefeito, para prestar solidariedade às famílias, torcedores e cidadãos locais. Pela manhã, ele articulava com o governo federal para que parentes das vítimas viajassem à Colômbia para reconhecimento dos corpos e para acompanhar os sobreviventes. Em entrevista à Rádio Câmara, Rodrigues ressaltou o contraste entre “uma das maiores alegrias da história do município” com a disputa com o Palmeiras e “no outro, a maior tragédia do esporte brasileiro”.

O deputado Evandro Roman (PR), lamentou a tragédia. “Hoje, perdi dois grandes amigos: o treinador Caio Júnior e o seu auxiliar técnico, Duca, ambos da cidade de Cascavel (PR). Cascavel está de luto! Vai com Deus, Caio Júnior! Vai com Deus, Duca! Eu tenho certeza de que a todos vocês vai chegar o carinho das pessoas que amam o futebol com sinceridade”, emocionou-se.

Sandro Alex (PR) também fez seu registro.  “Em nome do povo paranaense quero prestar solidariedade aos catarinenses, a Chapecó — jogadores, comissão técnica, jornalistas — e a todos que estão em luto no Brasil, no dia de hoje.”

Somos todos Chapecoense

O discurso do mato-grossense Tampinha (MT) foi em homenagem às famílias.  “Já passei essa dor, sei o que é perder um filho, perdi dois. Ver a família chapecoense chorando é lamentável. Estamos de luto e somos todos Chapecoenses”, frisou o parlamentar.

Joaquim Passarinho (PA), em nome do PSD, registrou seu pesar ao deputado e ex-prefeito de Chapecó, João Rodrigues (SC), que está no município. “Deus abençoe estas famílias neste momento. Só podemos pedir que a fé possa ajudar essas pessoas a passar por uma situação tão difícil como esta.”

“Também quero me associar a todos os que prestam homenagens ao povo catarinense, a cidade de Chapecó. Estamos extremamente consternados. Ficam nossas orações, condolência e, acima de tudo, nossa confiança de que Deus confortará os familiares”, proferiu o parlamentar Rômulo Gouveia (PB).

O deputado Fábio Faria (RN) lamentou, em nota, o ocorrido e prestou sua solidariedade à família do jogador potiguar Gil, de 29 anos, natural da cidade de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte (RN). “Essa notícia entristece todos os brasileiros e leva imensa dor aos familiares e amigos das vítimas desse trágico acidente.”

Fatalidade

Segundo a imprensa, seis pessoas sobreviveram: os jogadores Alan Ruschel, Neto e Follmann, o jornalista Rafael Henzel, o técnico da aeronave Erwin Tumiri e a comissária de bordo, Ximena Suarez. O goleiro do time, Danilo, foi resgatado vivo, mas morreu no hospital.

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *