PEC de Edson Pimenta retira idoso e portador de doença grave de precatório

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara examina a Proposta de Emenda à Constituição 176/12, de autoria do deputado Edson Pimenta (PSD-BA), que remove idosos e portadores de doenças graves ou incapacidade da ordem de precatórios, recebendo prioridade.

A proposta determina ainda que os créditos de quaisquer naturezas, entre elas a alimentícia, de pessoas mais velhas, que possuam doença mais graves ou ainda incapacidade, independem de precatório. Pagamentos estes que deverão ser feitos logo após o trânsito em julgado da sentença condenatória.

“A ideia é privilegiar, especialmente, aqueles cuja expectativa de vida é limitada e que devem aproveitar os seus direitos antes que deixem a vida”, afirmou Edson Pimenta.

A atual Constituição diz que as Fazendas Públicas devem pagar os precatórios por ordem cronológica de apresentação dos processos. “Sendo esses créditos devidos pelas Fazendas Públicas, o seu não pagamento durante a vida do credor constitui um fato gravíssimo e lastimável. É preciso corrigir essa injustiça”, ressaltou o parlamentar.

A PEC aguarda designação de relatoria na CCJ para futuramente, caso aprovada, ser analisada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *