Moreira Mendes viaja ao Canadá em missão oficial para conhecer experiências em terras indígenas

O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) viajou em missão oficial para o Canadá, no último sábado (12), como integrante da Comissão Especial sobre Mineração em Terras Indígenas, para conhecer a política de extração mineral canadense, nas cidades de Toronto, Ottawa, Sault Sainte Marie e Sudbury.

Moreira Mendes comentou entusiasmado o resultado da viagem e disse que a tomada de conhecimento de outras realidades sobre o mesmo tema justificou a missão.

“A missão oficial ao Canadá foi de extrema importância para o encaminhamento dos trabalhos da Comissão Especial que discute os recursos minerais em terras indígenas. Em quatro dias de muito trabalho, tivemos a oportunidade de ouvir o governo do Canadá, o Parlamento, representantes de organizações não governamentais e do setor de mineração canadense. Com essa experiência, aprendemos, também, com relação às comunidades indígenas, apesar da situação deles ser muito diferente da nossa, aqui no Brasil. Os conhecimentos nessa viagem vão nos ajudar na conclusão dos trabalhos, somarão às nossas experiências e realidades na produção de um parecer final sobre o tema”, esclareceu.

A comissão foi criada para debater o Projeto de Lei 1610/96, de autoria do Senado, e que tramita na Câmara há mais de 15 anos. O PL regulamenta a exploração e o aproveitamento de recursos minerais em terras indígenas. A comitiva brasileira foi recebida por colegas em seus países onde discutiram sobre o tema.

O deputado Moreira Mendes (PSD-RO), o presidente da Comissão Especial deputado federal Padre Ton (PT-RO); o relator, deputado Édio Lopes (PMDB-RR) foram recebidos pelos senadores Dennis Glen Patterson (Partido Conservador), da Província de Nunavut; Don Meredith (Partido Conservador), da Província de Ontário; Salma Ataullahjan (Partido Conservador), Província de Ontário; Larry Campbell (Partido Liberal), Província Colúmbia Britânica e Jim Munson (Partido Conservador), Província de Ontário.

Na Câmara dos Comuns, o equivalente à Câmara dos Deputados, a comitiva foi recebida pelos deputados Jamie Nicholls (Partido dos Novos Democratas, de oposição), da Provincia de Quebec;  Brad Trost  (Partido Conservador), da Província de Saskatoo; David Anderson (Partido Conservador), da Província de Saskatchevan; Royal Galipeau (Partido Conservador), da Província de Ottawa;  Laurin Liu (Partido Novos Democratas, de oposição), Província de Quebec e Blaine Calkins (Partido Conservador), da Provincia de Alberta.

Roteiro da delegação brasileira

O roteiro da viagem incluiu visitas à comunidade aborígene Missanabie Cree First  Nation, na cidade de Sault Ste Marie (Ontário); e a uma mina da Vale em Sudbury (também na região de Ontário).

Visita ao Departamento de Recursos Naturais e ao Departamento de Assuntos Aborígenes, ambos com sede em Ottawa (capital canadense). A viagem de retorno foi no dia 19.

Luciana Andrade
Assessora de imprensa do dep. Moreira Mendes

 

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *