Moreira Mendes discute zoneamento da cana-de-açúcar para a região Amazônica e propõe plantio em áreas degradadas

O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO), participou nesta terça-feira de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural (CAPDR), na Câmara dos Deputados, para discutir requerimento de sua autoria, que trata das restrições do plantio de cana-de-açúcar na região Amazônica.

De acordo com o Decreto n. 6.961/09, que trata do zoneamento agroecológico e determina ao Conselho Monetário Nacional o estabelecimento de normas para as operações do setor sucroalcooleiro, não está incluído o território do Bioma Amazônia para a plantação de cana.

“Esta audiência pública foi importante para discutir com autoridades do governo federal, lideranças sindicais e de entidades que representam o setor sucroalcooleiro, o impedimento da plantação da cana-de-açúcar na região Amazônica sem um motivo técnico. Isso é uma discriminação indesejada que não podemos aceitar”, justificou Moreira Mendes.

O parlamentar lembrou que o estado de Rondônia está sendo prejudicado, e citou o exemplo da usina do município de Cerejeiras, que está quase pronta e foi interditada pela ação do governo, proibindo a produção da cana-de-açúcar.  “No meu estado temos uma usina praticamente pronta na região de Cerejeiras, um investimento privado e não pode funcionar. Nós que vivemos na região Amazônica não podemos produzir cana-de-açúcar por conta desse decreto, então precisamos pedir ao governo a revisão dessa resolução para que possamos produzir a cana, o açúcar e o etanol”, explicou.

Moreira Mendes lembrou, também, que a plantação de cana-de-açúcar pode ser praticada nas regiões degradas sem prejudicar o meio ambiente, conforme salientou o parlamentar: “É preciso deixar claro, não estamos propondo derrubar mais florestas, a plantação de cana-de-açúcar pode ser efetuada em áreas degradas há muitos anos. O que não podemos é ficar sem a produção de álcool, que é tão necessário para nós que vivemos na região Amazônica. Será que somos diferentes e vamos ser condenados com essa discriminação com a nossa região? Por que não permitir que Rondônia tenha uma usina de álcool, para ser consumido lá no estado reduzindo o custo? Como o Brasil desenvolve um programa tão extraordinário o programa do álcool e agora está jogando fora? O que ainda vamos criar para prejudicar o produtor rural?”, questionou o parlamentar.

Luciana Andrade
Assessora de imprensa do dep. Moreira Mendes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *