Moreira Mendes alerta: discussão do Código Florestal está exaurida e precisa ser votada esta semana

Dep. Moreira Mendes - PSD/RO (Foto: Heleno Rezende)

O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) usou a Tribuna da Câmara dos Deputados, na segunda-feira (23), para denunciar as falácias que estão sendo divulgadas em veículos de grande circulação, com o intuito de impedir a votação do Código Florestal. Para o parlamentar esse foi um compromisso firmado com o Presidente da Câmara, Marco Maia, e também discutido com produtores, entidades representativas dos produtores, representantes de ambientalistas, academia e cientistas. Moreira afirma que este é um assunto que está exaurido e que precisa ser votado esta semana.

O deputado lamenta que os jornais estejam publicando matérias contra a aprovação do Código Florestal, sem nenhuma fundamentação técnica. Segundo ele, o texto do relatório a ser votado beneficia mais o meio ambiente do que ao produtor rural e lembra ainda que é preciso proteger o meio ambiente, mas também pensar nos produtores e nas famílias que vivem da produção.

“Concordo que precisamos proteger o meio ambiente, mas também pergunto o que vamos fazer com o pequeno produtor de mãos calejadas, vão viver do quê, fazer o quê? Temos quarenta e quatro pontos positivos no Código Florestal a favor do meio ambiente. Por que não divulgam isso? Existem apenas trinta e três itens a favor do produtor rural, qual é o problema de encontrarmos um caminho que atenda o meio ambiente e o pequeno produtor? Este é o papel desta Casa”, questionou Moreira.

Para o parlamentar  existe um romantismo inconsequente ao se falar de meio ambiente, esquecendo-se do sofrido produtor rural que precisa diariamente acordar cedo para trabalhar, plantar e fazer chegar o alimento em nossas casas. “É muito romântico falar de meio ambiente, quem não gosta de proteger o meio ambiente? Quero lembrar, principalmente aqueles que detratam do produtor, esquecem que a comida que comem todos os dias vem das mãos deles, o leite não é fabricado no fundo do quintal de um supermercado. Tem um sofrido produtor que levanta às quatro da manhã tira o leite, manda para o laticínio e que ainda vai ser industrializado até chegar a uma gôndola de um supermercado e alimentar a sociedade urbana, que não consegue compreender isso”, explicou.

O deputado em seu discurso falou, também, das manobras e artifícios que algumas ONGs usam publicando informações descabidas para tentar impedir a votação do Código Florestal.

“Enquanto o presidente mundial da WWF estava caçando elefantes na África do Sul, ninguém falou nada. Agora eles se acham no direito de ditar regras para nós brasileiros e escrever mentiras para rejeitar o Código Florestal. Eu queria que os representantes dessa ONG dissessem o que vamos fazer, caso não seja aprovado o relatório, com os 4 milhões de proprietários rurais que estão nas encostas dos morros de Minas Gerais produzindo café há mais de cem anos, ou daqueles que produzem a uva no Rio Grande do Sul, qual a solução que vamos dar para aquele povo”, alertou Moreira Mendes.

Para finalizar, Moreira Mendes parabenizou a coragem e determinação da presidente Dilma por enfrentar um assunto tão polêmico que é votação do Código Florestal e também criticou a entrevista veiculada na revista Época com o título “O governo é pré-histórico na questão ambiental”.

“Estou aqui claramente defendendo a presidente Dilma, uma mulher corajosa que merece toda a nossa consideração pela bravura de enfrentar um problema tão polêmico como este. E ainda existem pessoas que criticam a postura do governo, como nessa matéria publicada pela revista Época, esse João Paulo Capobianco dizendo que o governo é pré-histórico na questão ambiental. Pré-histórico é ele, que não tem compromisso com a verdade, com este País, com o meio ambiente, com o produtor e a produção, ele é um oportunista. Fica fazendo da sua rotulagem, dos seus discursos, sua verve, um meio de negócio para depois vender a sua consultoria. Por que ele não dizia isso quando ocupou um importante cargo no Ministério do Meio Ambiente? Cuspir em prato que comeu é um dos maiores defeitos de um homem!” disse.

O parlamentar, às vésperas da votação do Código Florestal, afirmou que este assunto interessa a toda a sociedade, que é preciso tirar o produtor da ilegalidade e aprovar o Código Florestal. “Precisamos chegar à Rio + 20 e a presidente Dilma poder afirmar que temos uma legislação que defende o meio ambiente e também o pequeno produtor. Quero lembrar se o Código Florestal não for aprovado quem corre o maior risco não é o meio ambiente, posso garantir, quem corre o maior risco é o produtor rural, este ainda vai continuar, apesar da lei, na incerteza. Tenho certeza que a vontade do Brasil e os ilustres deputados saberão dar uma resposta positiva aos anseios do País, independentemente do partido a que pertençam, por que este é um assunto que interessa ao País, a produção e ao produtor”, explicou didaticamente.

Luciana Andrade – Assessora de imprensa do dep. Moreira Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *