Ministro garante para ano que vem acelerador linear do Hospital São José

Mais hospitais terão equipamentos para tratamento de câncer no ano que vem. A garantia foi dada nesta terça-feira (3) pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha ao deputado federal Jorge Boeira (PSD). O parlamentar catarinense se reuniu com o ministro para tratar de emendas parlamentares para a saúde e também da instalação do acelerador linear no Hospital São José, de Criciúma.

Padilha informou a Boeira que em agosto será aberta a licitação para a compra de 80 aceleradores com a respectiva casamata, que é um abrigo antirradioativo, construído em concreto e aço com revestimento de chumbo. Até o final do ano será feito o contrato e as obras e instalação começam no ano que vem. Entre estes 80 aceleradores lineares, está o do Hospital São José, que já teve o recurso para sua compra empenhado no ano passado. O valor é de R$2,6 milhões.

A compra deste número de equipamentos permite que a fábrica vencedora da licitação se instale no Brasil, pois ainda não existe uma no país.

O Acelerador linear é usado para auxiliar o tratamento de pacientes com câncer. Ele possui tecnologia de ponta que reduz o tempo de exposição do paciente à radioterapia e que é mais preciso, porque atinge especificamente o tumor, diminuindo os efeitos colaterais do tratamento.

Cerca de 50 pacientes procuram o Serviço de Radioterapia do Hospital São José por mês, mas a capacidade de atendimento é de no máximo 30, os demais acabam sendo encaminhados para Florianópolis.

Jane Santin
Assessora de imprensa do dep. Jorge Boeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *