Bancada do PSD recebe ministro da Saúde e governador de Minas Gerais

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se reuniu com a bancada do PSD, nesta quarta-feira (8), na Câmara dos Deputados. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou do início da reunião. Na pauta, a reforma da previdência e os desafios dos estados no setor de saúde. “Agradecemos muito a vinda dos dois aqui. Essa relação estreita com o parlamento é fundamental para o andamento das políticas públicas”, disse o líder do partido, o parlamentar André de Paula (PE).

Ministro da Saúde, Mandetta, com parte da bancada do PSD na Câmara. Foto: Cláudio Araújo.

Saúde

“Ministro, fico muito agradecido pela sua presença porque sabemos da sua agenda. Saiba que você tem parceiros aqui na Câmara”, disse o deputado Expedito Neto (RO). O deputado Sidney Leite (AM), convidou o ministro para ir ao Amazonas, tratou da saúde indígena e perguntou sobre o programa Mais Médicos. Deputado Wladimir Garotinho (RJ) solicitou auxílio para os hospitais de Campos dos Goytacazes e informou que irá no ministério ainda este mês. Haroldo Cathedral (RR) perguntou como melhorar o setor de saúde em Roraima e convidou o ministro a participar de reunião da bancada do estado.

Durante a conversa, Mandetta informou que o ministério lançou um aplicativo chamado Emendas Parlamentares, para que os deputados possam monitorar o andamento das emendas no ministério. “Dessa forma o parlamentar saberá quando o recurso foi empenhado e quando foi liberado para a prefeitura”, disse Mandetta.

Ele informou ainda que o foco do ministério tem sido melhor a atenção básica à saúde. Disse que as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que antes funcionavam durante 40h seguidas, agora passarão a funcionar por 60h. “Imagina só a situação de uma mulher e marido que começam a trabalhar às 6h da manhã. A esta hora, o posto está fechado. No almoço, porque o funcionamento é de apenas 40h, também está fechado. Na volta para casa, o posto também está fechado, porque o expediente vai só até às 17h, em média. O que resta, então? As UPAS e hospitais, que ficam lotados e é justamente isso que vamos trabalhar para resolver”, disse.

Reforma da Previdência

No início da reunião com o ministro da Saúde, o deputado e vice-líder Diego Andrade (MG) trouxe para a reunião da bancada o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Na ocasião, Zema defendeu a aprovação da reforma da previdência. “Para Minas, que hoje é um dos estados com a situação financeira mais deteriorada, é um exemplo do que pode acontecer com outros estados, caso a reforma não seja aprovada. As empresas públicas foram saqueadas para cobrir dívidas do estado. Não há como fazer o social se não resolvermos a parte econômica”, alertou o governador.

Manu Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *