Meio Ambiente aprova atendimento veterinário gratuito para animais de famílias carentes

Deputado Ricardo Izar (SP) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Ricardo Izar (SP) – Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) aprovou, nesta quarta-feira (17), o Projeto de Lei 3.765/12, do deputado Ricardo Izar (SP), que cria programa de atendimento veterinário gratuito aos animais pertencentes à população carente em todo o país.

De acordo com o texto aprovado, o atendimento gratuito será oferecido aos proprietários de animais domésticos, de pequeno e médio porte, que comprovem renda familiar de até três salários mínimos. A prestação do serviço inclui consultas e cirurgias, até mesmo as ortopédicas.

“Esta proposta será responsável por diminuir o sofrimento das famílias em decorrência da perda de um animal querido, que em nossa sociedade transformou-se em membro do núcleo familiar. Também pretende evitar que determinadas zoonoses contaminem pessoas sem acesso às clínicas particulares”, explica Izar.

Caberá ao Ministério da Saúde, em conjunto com as prefeituras e os estados, a implantação do programa. Ainda segundo Izar, o atendimento também poderá ser realizado em convênio com faculdades de medicina veterinária. “O cidadão receberá o serviço gratuito e os alunos terão estágio e aprendizado garantidos.”

Demétrius Crispim

Assuntos:

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *