Marcos Montes: quem conhece história sabe da importância de o Brasil marcar posição internacional

CONVERSA ABERTA – Sejam bem-vindos. Com previsão de desembarcarmos na noite de domingo, 05/11, no Brasil, estou antecipando a redação da coluna, de forma a garantir nossa conversa semanal. Conforme informei vocês na edição anterior, de 29/10, integro, como convidado, a missão oficial liderada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), em viagem a Israel, Palestina, Itália e Portugal.

Sei que setores da imprensa, com repercussão nas redes sociais, têm criticado a viagem, e respeito a opinião dos contrários. Entretanto, quero também me posicionar sobre o assunto. Entendo que os brasileiros estejam decepcionados com os políticos de um modo geral, já que a criminalização da política tem sido useira e vezeira por parte de alguns segmentos.

Misturam todos e tudo; respaldam e divulgam denúncias sem apurações concluídas; generalizam, enfim, só o tempo – senhor da razão – haverá de colocar as coisas nos seus devidos lugares. Até lá, a política e os políticos continuarão sofrendo as consequências da criminalização.

Se a viagem da missão oficial da Câmara não foi perfeita – houve cancelamento de uma ou outra agenda -, por outro lado teve sim, importância. O Brasil marcou sua posição em eventos da maior importância internacional. Quem conhece história sabe disso, com certeza!

MISSÃO DA CÂMARA REPRESENTOU O BRASIL EM
EVENTOS DA MAIOR IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL

RECONHECIMENTO 1 – Um dos eventos foi a visita, em menos de 24 horas, em Israel e na Palestina. No primeiro caso, a missão oficial participou de reunião com o presidente do parlamento de Israel, Yuli-Yoel Edelstein, além de outros parlamentares e conheceu o Museu do Holocausto – evidenciando desta forma, o apoio do Brasil ao Estado de Israel e sua rejeição ao holocausto. Na oportunidade, a missão foi recepcionada pelo embaixador do Brasil naquele país, Paulo César Meira de Vasconcellos.

RECONHECIMENTO 2 – Outro momento especial aconteceu quando a comitiva se encontrou com o presidente da Autoridade Nacional da Palestina, Mahmoud Abbas, e com o secretário-geral do Conselho Legislativo Palestino, Ibrahim Khrishi. Desta vez, portanto, o Brasil deixou evidente seu apoio ao Estado da Palestina.

EM DEFESA DA PAZ  – Pra quem acompanha os noticiários e/ou conhece a história mundial contemporânea, não é segredo que existe um esforço internacional pela paz entre Israel e Palestina. Ao visitar os dois lugares e dedicar a eles o mesmo tratamento e deferência, a missão oficial explicitou seu desejo de paz – que espelha o desejo do Brasil. Não houve necessidade de se dizer isso em palavras. Estava escrito nas ações dos integrantes da missão.

OS DOIS LADOS – Vale lembrar que a visita da missão oficial da Câmara dos Deputados do Brasil a Israel aconteceu após convite feito pelo presidente do parlamento israelense, Yuli-Yoel Edelstein, mas que Rodrigo Maia decidiu estender a viagem à Palestina.

PRACINHAS – Na Itália, a missão oficial brasileira teve a oportunidade ímpar de  participar, em 02/11 – Dia de Finados – de cerimônia especial no Monumento Votivo Militar Brasileiro que reverencia os pracinhas que combateram pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). A homenagem é prestada anualmente, nesta data, pelas autoridades italianas aos militares brasileiros mortos durante a II Guerra Mundial.

RECONHECIMENTO 3 – Neste caso, trata-se do reconhecimento dos italianos aos pracinhas que integraram o IV Corpo do 5º Exército dos Estados Unidos, e chegaram a conquistar as cidades de Monte Castelo e Montese, entre outras, e até em Collecchio e Fornovo, cercaram e aprisionaram uma Divisão de Infantaria Alemã. O carinho dos italianos é uma emoção à parte.

OS HERÓIS – Milhares de brasileiros ficaram feridos e 467 morreram – cerca de 80 mineiros. Acho que a presença de Minas Gerais, em particular, e do Brasil de forma geral, na cerimônia, foi um alento aos italianos que insistem em lembrar a importância dos combatentes da FEB no conflito mais sangrento e com maior número de mortes da história da humanidade.

EMOÇÃO – Foram momentos de muita emoção, com a participação, inclusive, de ex-combatentes italianos, que fazem questão de demonstrar o respeito e a admiração pelos brasileiros que lutaram na Itália. Apesar de os restos mortais terem sido enviados para o Brasil, os italianos ainda se sentem guardiões dos aliados brasileiros.

Um abraço e até a semana que vem.

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *