Manoel Salviano defende concessão de serviço público

Da redação

Para o deputado, atuação da iniciativa privada é mais eficiente

Em discurso pronunciado nesta segunda-feira (26), na Câmara, o deputado federal Manoel Salviano (PSD-CE) defendeu ser inquestionável o fato de que em alguns segmentos a atuação da iniciativa privada é mais eficiente.

“A prestação de serviços, como telefonia e energia, torna-se mais eficaz por grupos que possuem capital para altos investimentos”, afirmou.

“Sendo assim”, disse Salviano, “a busca pela eficiência do Estado tem na concessão uma saída viável”. Ressaltou, porém, que o acompanhamento é necessário.

“Para a devida finalidade, as agências reguladoras são o principal elemento da fiscalização dos contratos entre o governo e a iniciativa privada.”

O parlamentar cearense lembrou o conjunto de privatizações e concessões realizadas no Brasil, comentando a polêmica entre “estatistas” e “privatistas”.

Para o deputado, os que criticam as privatizações são os mesmos que hoje “se gabam dessas empresas e do fato de sermos considerados a sexta economia do mundo”.

O deputado disse ainda que, ao avaliar os dados, e considerando a sua continuidade nos governos seguintes, pode-se constatar que “há algo de bom” nas privatizações.

“Antes, para adquirir uma linha telefônica, o cidadão precisava se inscrever e ficar em uma fila de espera – e era um valor absurdo. Hoje, todo mundo possui uma linha com valor praticamente simbólico”, exemplificou.

Com informações da Agência Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *