Líder do PSD participa da Conferência de Países de Língua Portuguesa

Deputado Marcos Montes (MG), líder do PSD na Câmara dos Deputados – Foto: Marco Aurélio Ferreira Cury

Em seu penúltimo compromisso oficial na presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o líder da bancada do PSD na Câmara, Deputado Federal Marcos Montes (MG), participou nesta segunda-feira (13), em Uberaba, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, da abertura da I Conferência Internacional de Desenvolvimento Econômico e Erradicação da Pobreza por meio da Agricultura (CPLP).

Montes recepcionou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Blairo Maggi, e em discurso deu as boas-vindas aos ministros da Agricultura de Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Timor Leste.

Para o período da tarde, a programação prevê o último compromisso oficial de Marcos Montes pela FPA: um encontro entre Blairo Maggi e representantes de sindicatos, produtores e empresários da cadeia produtiva do leite – também em Uberaba.

Conferência

Programação da I Conferência Internacional de Desenvolvimento Econômico e Erradicação da Pobreza por meio da Agricultura segue até dia quarta-feira (15) e inclui painéis técnicos voltados para desenvolvimento agrário, tecnológico, econômico e sustentável no âmbito do agronegócio. O evento é promovido pela Comunidade dos Países Africanos de Língua Portuguesa (CPLP), em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Moçambique (CCIBM).

Os organizadores preveem uma oportunidade de negócios na ordem de US$ 2,8 bilhões em setores considerados prioritários, como a agricultura familiar (máquinas e equipamentos); agroindústria (processamento de alimentos); infraestrutura (armazenagem e vias de escoamento); difusão de tecnologia e capacitação técnica; e indústria de produção de fertilizantes.

Além da CPLP e CCIBM, a conferência conta com o apoio do governo federal, da Fundação das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), do governo de Minas Gerais, Prefeitura de Uberaba, da Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais (Fiemg), entre outras entidades públicas e privadas.

Representantes de instituições financeiras mundiais como o FMI, Banco Mundial, Banco de Desenvolvimento Africano, entre outros, também estarão presentes, no sentido de cooperar levantando fundos para financiar a aquisição de máquinas e equipamentos que estimulem a produção nos países de língua portuguesa da África e no Timor Leste (Ásia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *